O Boca Juniors, vice-campeão da Libertadores de 2023, não disputará a competição no próximo ano. A confirmação veio com a vitória do San Lorenzo por 2 a 0 sobre o Central Córdoba nesta segunda-feira (27). Com isso, os xeneizes terão que jogar a Copa Sul-Americana em 2024.
A não participação do Boca no torneio mais importante do continente se explica da seguinte maneira: além dos campeões nacionais, a Argentina distribui outras três vagas conforme o ranking de desempenho geral na temporada.
O River Plate, campeão argentino, ocupa a primeira posição na tabela, garantindo os três seguintes na Libertadores de 2024.
Apenas um lugar ainda estava em aberto depois que Talleres e Rosario Central asseguraram sua vaga. O San Lorenzo, com os pontos conquistados nesta segunda, ultrapassou o Boca Juniors, que já estava atrás do Godoy Cruz. Ou seja, o time da Bombonera ficou na sexta posição e não tem combinações possíveis para jogar a Libertadores do ano que vem.
Veja a distribuição das seis vagas argentinas para a Libertadores 2024:
- Campeão da Liga Profissional: River Plate*
- Campeão da Copa da Argentina: Estudiantes ou Defensa y Justicia
- Campeão da Copa da Liga Profissional: Huracán, River Plate*, Banfield, Rosario Central*, Godoy Cruz, Belgrano, Racing e Platense na disputa
- Ranking geral da temporada: Talleres , Rosario Central* e San Lorenzo
* Caso o título da Copa da Liga Profissional fique com River Plate ou Rosario Central, o Godoy Cruz herda a vaga na Libertadores através do ranking geral