Na manhã desta segunda-feira (16), a prefeitura de Porto Alegre se colocou como candidata a sediar a final da Libertadores de 2022. A intenção do prefeito Sebastião Melo era de trazer o evento como parte das comemorações dos 250 anos da Capital, celebrados no ano que vem. O problema é que a sede da decisão do principal torneio sul-americano para os próximos dois anos já está definida. Em 2022, a final será em Guayaquil, no Equador.
— O Novelletto (vice-presidente da CBF) disse que não tem nada definido. Por isso, reivindicamos — justificou João Bosco Vaz, assessor da Secretaria Extraordinária dos 250 anos de Porto Alegre.
Em contato com a reportagem de GZH, no entanto, a Conmebol assegurou que, por ora, não possibilidade de mudança de sede. A menos que Guayaquil desista — o que não foi manifestado pelo governo local —, a cidade equatoriana está confirmada como sede da final da Libertadores de 2022, frustrando a intenção de Porto Alegre.
A prefeitura da Capital chegou a redigir uma carta formalizando o pedido junto à Conmebol, que seria entregue por Novelletto ao presidente da entidade, o paraguaio Alejandro Domínguez. Ao site da prefeitura, o vice-presidente da CBF se colocou à disposição para ser embaixador de Porto Alegre e tentar trazer a decisão para o Estado.
— Me pus à disposição para ser embaixador de Porto Alegre a trazer grandes eventos para o ano que vem, dos 250 anos de Porto Alegre. Farei uma visita à Conmebol para trazer a final da Libertadores para cá. Acho que temos grandes chances. Podemos trazer outros eventos, futebol feminino, seleção olímpica. Ficarei atento junto à CBF para trazer vários eventos para a cidade — disse na manhã desta segunda-feira.
À tarde, após ser questionado pela reportagem, Novelletto explicou que fará um pedido à Conmebol.
— Farei uma solicitação em causa pelos 250 anos de Porto Alegre. Tanto eu quanto a CBF vamos tentar ajudar. Mas nem ofício foi feito ainda — disse o dirigente gaúcho.