O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 0, nesta terça-feira (5), em Avellaneda, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. O time paulista pode perder por qualquer placar de até dois gols de diferença na volta, na próxima terça, que ainda avança para a decisão.
A equipe do técnico Abel Ferreira foi dominada no primeiro tempo, mas mesmo assim conseguiu aproveitar a oportunidade que teve. O o meio de campo argentino envolvia os brasileiros com passes e ultrapassagens que deixaram Borré na cara do gol logo aos cinco minutos. Weverton evitou o gol do River. O gol do Palmeiras veio em bola mal afastada pelo goleiro Armani, com Rony dominando e convertendo no rebote. Palmeiras 1 a 0 aos 27 minutos.
Voltando do intervalo, logo no primeiro minuto da segunda etapa, Luiz Adriano girou sobre a marcação do colombiano Rojas - que ao lado do veterano Pinola, 37 anos, fez uma partida instável na zaga do River — e arrancou para ampliar. Palmeiras 2 a 0.
A tranquilidade palmeirense era vista nos pés até dos menos experientes. Patrick de Paula e Gabriel Menino não demonstravam nervosismo nem se precipitavam nas decisões. Bem pelo contrário, Menino provocou a expulsão de Carrascal.
O volante recebeu vermelho direto após tentar acertar dois chutes — um com cada perna, e apenas o primeiro, com a canhota, certeiro — no mesmo bote dado ao jogador brasileiro. Na cobrança da falta, jogada ensaiada e Viña desviando de cabeça para o gol. Palmeiras 3 a 0 com um jogador a mais em campo, aos 15 minutos da etapa complementar.
Com o placar estabelecido, o River foi para cima. Sem poder de reação na bola, os jogadores argentinos miraram os adversários, principalmente Gabriel Menino — que ainda teve a chance de fazer o quarto aos 39 minutos. A partida seguiu com troca de faltas e cartões entre os dois lados, mas nada que diminuísse a vantagem paulista construída em solo argentino.
Palmeiras e River se enfrentam novamente na próxima terça (12), em partida marcada para as 21h30min, na Arena do Palmeiras. Marcelo Gallardo e seus comandados precisam devolver os três gols ou vencer por dois de diferença a partir de 4 a 2 por conta do saldo qualificado.