O regulamento para a disputa da Libertadores de 2020 já foi divulgado pela Conmebol e tem uma alteração significativa: um jogador poderá atuar por duas equipes durante a competição.
A novidade nas regras de inscrição consta do capítulo 3, que trata dos processos administrativos. No item 3.7.4.1, que fala sobre a elegibilidade dos jogadores, está determinado o seguinte:
"Um jogador poderá ser inscrito por um máximo de dois clubes diferentes, na mesma edição do torneio, com as seguintes condições:
a) um jogador inscrito na fase preliminar (etapas 1, 2, 3) poderá ser inscrito por outro clube somente a partir da fase de grupos;
b) um jogador inscrito na fase de grupos por um clube poderá somente ser inscrito por outro clube a partir das oitavas de final, ou seja, não poderá participar da mesma fase por dois clubes diferentes;
c) um jogador que tenha sido inscrito em um segundo clube não poderá ser inscrito novamente pelo clube de origem na mesma edição do torneio;"
Na fase preliminar, da qual larga o Inter, as equipes poderão inscrever um máximo de 25 jogadores. A entrega dos nomes acontecerá até 72 horas antes do início da etapa. No caso do time de Eduardo Coudet, a definição terá que ser feita até 1º de fevereiro. Caso os clubes não consigam ter a documentação necessária para a regularização, a Conmebol permitirá a inscrição provisória de até cinco atletas, que deverão ser regularizados até às 14h do dia anterior à partida.
Já para a fase de grupos, em que já está o Grêmio, o regulamento determina que uma lista de 30 nomes deverá ser enviada com um prazo de 72 horas antes do início dos jogos. A estreia gremista ocorrerá no dia 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia. Portanto, Renato Portaluppi terá que definir o grupo até 29 de fevereiro.
Caso supere a fase preliminar e seja um dos integrantes do Grupo E, o Inter poderá inscrever mais cinco jogadores para completar o número de 30 permitido pelo regulamento. O prazo para entrega também será 29 de fevereiro, já que, se ficar com a vaga, a estreia colorada está marcada para 3 de março, contra a Universidad Católica, no Beira-Rio.
Mais uma vez, para a fase de grupos, inscrições provisórias de até cinco atletas serão permitidas, e os jogadores deverão estar regularizados até às 14h do dia anterior à terceira rodada. Nos casos de Grêmio e Inter, o limite é 15 de março.
Contagem de cartões
O regulamento mantém a suspensão por acúmulo de três cartões amarelos. A contagem será zerada ao término da fase de grupos. Porém, quem receber a terceira advertência na última rodada terá que cumprir a suspensão na primeira partida das oitavas de final.
Entre as oitavas e as semifinais, uma nova contagem será estabelecida. Quem receber três amarelos perderá o jogo seguinte, incluindo a final. Cada advertência custará também uma multa de US$ 400. Os jogadores expulsos terão de desembolsar US$ 1,5 mil.
A Libertadores de 2020 começará no dia 21 de janeiro, com o confronto entre Carabobo-VEN e Universitário-PER, pela primeira etapa da fase preliminar, que será encerrada em 27 de fevereiro. A fase de grupos terá início em 3 de março.