Eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico-PR, o Flamengo se complicou nesta quarta-feira (24) na Libertadores. O time comandado pelo técnico português Jorge Jesus – que completou 65 anos no dia do jogo — perdeu para o Emelec por 2 a 0 no Estádio George Capwell, no Equador. Para não ficar apenas na disputa do Brasileirão até o final da temporada, os cariocas precisam vencer por três gols de diferença para avançar às quartas de final, para enfrentar Nacional-URU ou Inter. Vitória, empate, ou derrota por um gol de desvantagem dá a classificação à equipe equatoriana. Novo 2 a 0, desta vez para o Fla, leva a disputa para os pênaltis.
A última vez que o Flamengo chegou às quartas de final da Libertadores foi em 2010, quando foi eliminado pela Universidad de Chile. Desde então, foram quatro participações — sem contar a atual — com duas eliminações na fase de grupos e duas nas oitavas de final.
Nesta quarta-feira (24), Jorge Jesus, que não pôde contar com os lesionados Vitinho, Everton Ribeiro e Arrascaeta, mandou a campo uma equipe com Rafinha no meio-campo e Rodinei na lateral. O Emelec abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, com Godoy. Na etapa complementar, aos oito, Vega acertou um chute no rosto de Rafinha e foi expulso. Mesmo com um jogador a mais em campo, o Flamengo não conseguiu empatar. Aos 33, Caicedo recebeu e chutou. A bola desviou em Renê e enganou o goleiro Diego: 2 a 0 e Flamengo próximo de mais uma eliminação.