Os primeiros jogos dos times brasileiros na Libertadores terão as cores preta e vermelha. Às 19h15min desta terça-feira (5), o Flamengo pega o San José, atual campeão do Campeonato Boliviano, na altitude de Oruro, na Bolívia, a 3,7 mil metros do nível do mar. O canal Fox Sports anuncia transmissão da partida válida pelo Grupo D. Depois, será a vez do Athletico-PR estrear na competição, contra o Tolima, às 21h30min.
O Estádio Jesús Bermúdez, que receberá a estreia do Flamengo na competição, é um dos que estão localizado em altitude elevada. Por isso, na bagagem para a Bolívia, a delegação carioca levou mais de 10 cilindros de oxigênio. Então, prepare-se para ver aquela cena clássica com jogadores sentindo falta de ar à beira do gramado.
O retrospecto do clube jogando em altitudes acima de três mil metros é negativo: uma vitória, um empate e três derrotas — aproveitamento de apenas 27%.
— Existe uma dificuldade de jogar na altitude, é real. Nosso desafio é minimizar os efeitos. Sabemos que não existe preparação ideal. O que estamos fazendo desde o início da pré-temporada é usar medicações e suplementações específicas — disse o médico do Flamengo Márcio Tannure ao canal SporTV.
Além da altitude, o desafio de Abel Braga nesta Libertadores é grande. A última vez em que o time carioca passou das oitavas de final da competição continental foi em 2010, quando caiu nas quartas para o Universidad de Chile. Desde então, participou quatro vezes do torneio, sendo eliminado em três ocasiões na fase de grupos e uma nas oitavas.
O provável Flamengo para a estreia tem: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Arão, Diego e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.