A maioria dos clubes do Brasil iniciou nesta quinta-feira (3) as atividades para a temporada. Os jogadores de São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Athletico-PR se apresentaram oficialmente para 2019. Entre permanências, retornos e contratações, saiba como chegam as equipes que serão rivais de Grêmio e Inter na Libertadores.
Flamengo
Vice-campeão brasileiro em 2018, o Flamengo contará com Abel Braga para 2019. Na reapresentação no Ninho do Urubu, a principal novidade em relação ao time da temporada passada foi o zagueiro Rodrigo Caio (à esquerda), ex-São Paulo.
– Estou motivado com a mudança, faz parte da carreira. Não tem um lugar melhor para estar do que aqui. Infelizmente, o ano passado foi difícil, foi um dos meus piores momentos por causa da lesão, que ocorreu quando eu brigava para ir à Copa – desabafou Rodrigo Caio na sua apresentação. Além disso, Abel também poderá contar com o goleiro Muralha, que retornou ao clube.
Cruzeiro
Atual bicampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro retornou sem grandes novidades para a temporada. Os “reforços” são as permanências do zagueiro Dedé e do meia Thiago Neves, que interessavam ao Flamengo e ao Grêmio, respectivamente. O clube acertou a troca de Bruno Silva por Jadson, ex-Fluminense. Ainda na quinta, confirmou a chegada por empréstimo do lateral-direito colombiano Luís Orejuela, 23 anos, que estava no Ajax-HOL.
Atlético-MG
O técnico Levir Culpi terá uma zaga reforçada por Réver, ex-Flamengo, e Igor Rabello, ex-Botafogo, para a temporada. Além deles, o clube já acertou as contratações do lateral-direito Guga, que veio do Avaí, e do volante Jair, ex-Sport. O lateral Marcos Rocha, que retorna ao Palmeiras, encerra sua passagem pelo Atlético-MG.
Palmeiras
O campeão brasileiro se apresentou com a presença de Dudu. Craque da Série A de 2018, o jogador segue na mira de clubes do Exterior e tem futuro indefinido. Os reforços do time comandado por Felipão são: Matheus Fernandes, ex-Botafogo, Zé Rafael, ex-Bahia, Arthur Cabral, ex-Ceará, Felipe Pires, emprestado pelo Hoffenheim-ALE, e Carlos Eduardo, ex-Pyramids-EGI. Raphael Veiga e Erik, que estavam emprestados ao Athletico-PR e Botafogo, retornam.
Athletico-PR
Como fez em 2018, o Athletico-PR vai usar uma equipe de aspirantes no Estadual. Desta vez, Rafael Guanaes será o comandante da equipe, que se apresentou nesta quinta. O grupo principal só retorna aos trabalhos em 14 de janeiro. O clube acertou com o Corinthians a permanência de Camacho, que foi emprestado por mais uma temporada.
São Paulo
De volta à Libertadores, o São Paulo apresentou uma das contratações mais importantes do mercado nacional: o centroavante Pablo, 26 anos, ex-Athletico. Em 2019, o time, que será comandado por André Jardini, terá o goleiro Tiago Volpi, 28 anos, ex-Figueirense, que também foi apresentado na quinta na capital paulista. Outra contratação importante foi o retorno de Hernanes, 33 anos. O clube também acertou com Léo Pelé, Igor Vinicius, Willian Farias e Biro Biro.