Com vaga garantida na Copa Libertadores 2018, o Banfield é um espectador de luxo na final da edição de 2017 no torneio. Arquirrival do Lanús, o clube de Lomas de Zamora (sul da Grande Buenos Aires), com sua torcida apaixonada, é um aliado do Grêmio na decisão. Um dos seus destaques é o meia Dátolo, ex-Inter.
— A rivalidade não é comparável a um clássico brasileiro, mas é um clássico muito bom de jogar. Comecei aqui no Banfield quando tinha dez anos. O torcedor do Banfield está mobilizado com a final da Libertadores. Por ser o rival, obviamente estão torcendo para o Lanús perder — explica Dátolo.
A última vez que o Banfield disputou uma Libertadores foi em 2010, quando o time tinha o meia James Rodriguez, hoje no Bayern de Munique. Na ocasião, o time argentino foi eliminado justamente pelo Inter, de Jorge Fossati, nas oitavas de final.
Identificado com o Inter, rival do Grêmio, e com o Banfield, rival do Lanús, Dátolo prefere ficar neutro na final da Libertadores.
— Eu não estou torcendo para ninguém. Vou ficar de fora dessa vez. Que tudo aconteça naturalmente. Não vou secar nenhum time. Que ganhe o melhor. Joguei no Inter, tenho carinho pelo Inter, mas prefiro ficar de fora dessa, porque isso é mais pessoal do torcedor — completa.