O Deportivo Táchira não fez valer o mando de campo e foi derrotado pelo Deportivo Capiatá nesta sexta-feira, no estádio Pueblo Nuevo, em partida válida pela primeira fase da Copa Libertadores 2017.
No jogo de ida, o pequeno time do Paraguai venceu o tradicional Deportivo Táchira por 1 a 0, em casa, e precisava apenas um empate para se classificar.
Com um amplo domínio no primeiro tempo, o modesto time paraguaio, fundado em 2008 escreveu a sua história na Libertadores 2017 ao eliminar o Táchira depois de um empate sem gols.
Leia mais:
Del Valle marca no fim e passa no sufoco na Libertadores
Wanderers goleia o Universitario Sucre e avança na pré-Libertadores
Beto da Silva pode ter sido "uma das grandes contratações do ano", afirma vice de futebol do Grêmio
Mesmo contando com o apoio da torcida, o Deportivo Táchira viu o Deportivo Capiatá começar o jogo no campo de ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, após uma cobrança de falta, o atacante Gamarra cabeceou e obrigou o goleiro Contreras a fazer uma bela defesa.
O Capiatá não se intimidou com a atmosfera do estádio e continuou dono das ações no jogo e quase abriu o placar aos 20 minutos. Após bela jogada, Luzardi tocou no meio da área, mas ninguém a aproveitou o cruzamento.
Os paraguaios chegaram mais uma vez com perigo aos 27 minutos. Depois de uma bela cobrança de falta de Luzardi, Contreras espalmou para escanteio.
Aos 29, Irrazábal cruzou e o zagueiro do time venezuelano Zafra quase fez contra.
Mais tímido no ataque, o Táchira quase não chegava, mas apareceu no campo ofensivo com perigo pela direita com Aquino que chutou cruzado e obrigou o goleiro Mediana a fazer uma boa defesa.
O Deportivo Táchira decepcionava o torcedor e continuava envolvido pelo pequeno time paraguaio. Aos 43 mais uma chegada perigosa de Gamarra que cabeceou uma bola que raspou a trave do gol de Contreras.
Sem muitas dificuldades, o Capiatá pressionou até o fim da primeira etapa. Aos 45 minutos, Luzardi percebeu o goleiro Contreras adiantado e arriscou de fora da área obrigando o arqueiro a fazer mais uma bela defesa.
Segundo tempo
A etapa final começou com uma chegada perigosa do Táchira. Aos 4 minutos, após o cruzamento de Rojas para dentro da área, Medina defendeu a o desvio do zagueiro Mosquera com o pé.
Aos 9 minutos, a chance mais clara da partida. O Capiatá novamente chegou com perigo. Após a cobrança de falta de Luzardi, o goleiro Contreras deu o rebote e Gamarra na cara do gol chutou na trave e perdeu uma chance incrível de abrir o placar.
Com o cansaço dos jogadores, o Capiatá perdeu o ímpeto e o domínio do jogo. Mesmo com mais posse de bola e jogando melhor, o time venezuelano não marcou nenhum gol e nos minutos finais, o Capiatá conseguiu segurar a pressão exercida pelo Deportivo Táchira e saiu de campo com a uma classificação histórica.
Agora, o Deportivo Capiatá cruzará o caminho de Atlético-PR ou Millonarios, da Colômbia, na terceira fase, a última antes da fase de grupos. Desse cruzamento sairá o quarto integrante do Grupo A, que já tem Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica.
*LANCEPRESS