A Copa Libertadores de 2017 tem 42 equipes definidas. Restam apenas cinco vagas para que as 47, número inédito na história do torneio, sejam ocupadas. Dos 47 clubes que estarão na competição sul-americana no ano que vem, apenas cinco ainda estão indefinidos. Copas do Chile e da Argentina levarão mais dois nesta semana. As últimas definições irão acontecer até o fim de semana para que o sorteio ocorra no dia 21 de dezembro, em Luque, no Paraguai.
Duas vagas serão ocupadas nesta semana, com as finais da Copa do Chile e da Copa da Argentina. Colo-Colo (CHI) e Everton (CHI) jogam nesta quarta e o vencedor irá para a segunda fase. Na quinta, River Plate (ARG) e Rosario Central (ARG) decidem o título e um lugar direto na fase de grupos. Serão 28 equipes com "classificação direta", sendo que 26 delas já estão definidas.
Leia mais
Irmã de Alan Ruschel posta foto com o jogador no hospital: "Um guerreiro"
Palmeiras tem interesse em William e estuda oferecer jogadores ao Inter
Flamengo vê dificuldades por Vitinho: "Um investimento difícil"
Além da vaga argentina, a outra é da Colômbia. Independiente Santa Fe (COL) e Tolima (COL) decidem o título do país no próximo domingo e o campeão fechará a fase de grupos. Mesmo que fique sem a taça, o Santa Fe já tem vaga na Libertadores assegurada - iria para as fases preliminares.
O Palmeiras, campeão brasileiro, o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, a Chapecoense, campeã da Copa Sul-Americana, além de Santos, Flamengo e Atlético-MG são os clubes brasileiros já na fase de grupos. Botafogo e Atlético-PR irão para a segunda fase em que 16 equipes farão dois mata-matas em busca de quatro vagas nos grupos, completando os 32 clubes que serão divididos em oito chaves.
A "nova primeira fase", com seis equipes, não tem brasileiros. Três confrontos em ida e volta irão classificar três clubes que podem pintar como adversários de Botafogo e Atlético-PR. Montevideo Wanderers (URU), Universitario de Sucre (BOL), Deportivo Táchira (VEN), Independiente del Valle (ECU) e Deportivo Municipal (PER) estão na primeira fase - falta a definição de um clube do Paraguai (Deportivo Capiatá, Sol de América e Cerro Porteño lutam pela vaga na última rodada do torneio local, que acontece no sábado).
Há ainda uma vaga do Chile aberta na segunda fase. Ela será decidida no duelo entre os dois vice-campeões chilenos do ano. O Unión Española (CHI) irá enfrentar o O'Higgins (CHI) ou o Colo-Colo, caso este seja derrotado na final da Copa. Uma vaga da Colômbia nesta etapa da Libertadores depende da final do Campeonato Colombiano - Junior Barranquilla (COL) entrará se o Santa Fe conseguir o título e for direto para a fase de grupos da Libertadores.
COMO SERÁ A COPA LIBERTADORES-2017
Primeira fase
Seis clubes (sem brasileiros) definem três vagas em jogos de ida e volta.
Segunda fase (com Botafogo e Atlético-PR)
Os três da fase anterior se juntam a 13: 16 clubes fazem duas etapas de mata-matas, em ida e volta, definindo ao fim quatro classificados.
Fase de grupos (terceira fase)
Serão 32 clubes serão divididos em oito grupos de quatro cada. Avançam para as oitavas de final da competição os dois melhores de cada chave.
Oitavas, quartas, semi e final
Desta vez, haverá sorteio entre os 1º e 2º colocados dos grupos para definir os confrontos. Jogam de forma eliminatória em ida e volta até a final.
CLUBES JÁ CLASSIFICADOS
BRASIL
Grêmio, Palmeiras, Chapecoense, Flamengo, Santos, Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR.
ARGENTINA
Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Atlético Tucumán
BOLÍVIA
Sport Boys Warnes, Jorge Wilstermann, The Strongest e Universitario de Sucre
CHILE
Universidad Católica e Deportes Iquique
COLÔMBIA
Atlético Nacional, Independiente Medellín, Independiente Santa Fe e Millonarios
EQUADOR
Barcelona, Emelec, El Nacional e Independiente Del Valle
PARAGUAI
Libertad, Guaraní e Olimpia
PERU
Sporting Cristal, Melgar, Universitario e Deportivo Municipal
URUGUAI
Peñarol, Nacional, Cerro e Montevideo Wanderers
VENEZUELA
Zamora, Zulia, Carabobo e Deportivo Táchira
LANCEPRESS!