A primeira fase da Copa Libertadores, que começa hoje com dois jogos, define os seis últimos classificados para a fase de grupos. E com vários times que têm feito bonito na América do Sul nos últimos anos buscando vagas na sequência da competição.
O primeiro jogo da noite, às 20h30min, terá em campo o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana: o Huracán, derrotado pelo Santa Fe na decisão no ano passado, recebe o Caracas no Estádio Tomás Ducó, em Buenos Aires. Depois, a partir das 22h45min, é a vez do River Plate uruguaio encarar a Universidad de Chile em Maldonado.
Leia mais:
Depois de voltar à Libertadores na edição passada, encerrando um hiato de 41 anos longe do principal palco da América, o Huracán teve um 2015 de extremos. Por um lado, quase foi rebaixado no Campeonato Argentino - teve apenas um ponto a mais do que o Nueva Chicago, o que salvou a equipe nos promedios, a média de pontos usada no país para definir os times que caem para a segunda divisão. Por outro lado, fez bonito na Libertadores - apesar de não ter se classificado às oitavas de final, venceu o Cruzeiro por 3 a 1 - e ainda chegou à decisão da Sul-Americana eliminando o favorito River Plate no caminho. Parou, na decisão, apenas nos pênaltis, depois de dois empates sem gols com o Santa Fe. O Huracán aposta suas fichas no meia Patricio Toranzo, destaque nas campanhas do ano passado.
Já o Caracas terá um garoto de apenas 17 anos no gol: Wuilker Fariñes estreou pelo clube em 2015, foi convocado para a Copa América e assumiu a titularidade do time da capital da Venezuela de forma absoluta. Desta vez, debutará na Libertadores e tentará ajudar o Caracas a voltar à fase de grupos, que não disputa desde 2013 - no ano seguinte, a equipe caiu na primeira fase.
O outro jogo da noite colocará frente a frente um estreante e um veterano na Copa. O River Plate, do Uruguai, jogará pela primeira vez a competição, após ter ficado em terceiro lugar na tabela anual do Campeonato Uruguaio. Enfrentará, às 22h45min, a Universidad de Chile, e terá de jogar em Maldonado, a 140km de distância de Montevidéu, no Estádio Campus de Maldonado. Os uruguaios contam com Juan Ramón Carrasco, ex-técnico da seleção e com passagem pelo Atlético-PR, como treinador. Já os chilenos terão no comando Sebastian Beccacece, ex-auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção do Chile.
*ZHESPORTES