O Atlético-MG não passou do empate em 1 a 1 com o Nacional (PAR) jogando no estádio Independência nesta quarta-feira. O time mineiro começou bem, teve pênalti desperdiçado por Ronaldinho, que se redimiu ao abriu o placar com outro pênalti em seguida.
Mas após levar o empate e perder Fernandinho machucado no fim do primeiro tempo, o jogo desandou e o Galo só dependeu da vontade dos jogadores, que não foi suficiente. Com o placar, os mineiros foram a oito pontos e mantiveram a liderança do Grupo 4 da Copa Libertadores da América.
O JOGO
O Galo começou forte. Já no segundo minuto de jogo, Fernandinho chegou pela esquerda e cruzou para o atacante Jô, que chutou por cima do gol. Aos cinco minutos o Galo tomou um pequeno susto. Sem muitas chances de se aproximar da área atleticana, Bareiro arriscou chute do meio de campo.
O Atlético pressionava. Aos 12 minutos, Tardelli recebeu a bola, adiantou de cabeça e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Melgajero. O árbitro marcou o pênalti. Ronaldinho Gaúcho bateu no canto direito, mas o goleiro Don defendeu o chute.
Aos 18 minutos o juiz marcou outro pênalti após Melgajero colocar a mão na bola para defender falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho. O capitão não se intimidou com o primeiro pênalti perdido bateu novamente, desta vez com sucesso. O goleiro Don acertou o canto de novo, mas a bola passou por baixo do seu corpo.
Com a vitória parcial por 1 a 0, o Atlético relaxou e começou a dar mais espaços para o Nacional. Aos 26 o goleiro Vitor foi corajoso e saltou nos pés de Benitez para tirar a bola do atacante que, após tabelar com Riveros, ficou de cara para o gol.
Aos 35 o Nacional tocou bola na frente da área do Galo até Melgarejo tentar jogada individual e ser derrubado. O volante Riveros cobrou com maestria no ângulo direito de Vitor, que nem foi para a bola.
Além do gol, o Galo perdeu o atacante Fernandinho, que sentiu dores na coxa após levar uma pancada e foi substituído por Neto Berola. Sem ele, o time se perdeu e não acertava a ligação entre o meio de campo e o ataque.
O Nacional gostou do jogo e no fim do primeiro tempo deu sufoco nos mineiros em dois lances perigosos pela direita.
Na volta para o segundo tempo o time mineiro continuou desorganizado e sem ligação entre o meio de campo e o ataque. O que faltava de criação sobrava de vontade. As chances saiam de bolas roubadas no ataque, principalmente com Diego Tardelli, que estava com a pontaria ruim.
Perto dos 20 minutos os técnicos mexeram nos times. Gustavo Morinigo tirou o atacante Benitez e reforçou a defesa do Nacional com Piris. Pelo Galo, Paulo Autuori trocou Josué por Leandro Donizete a fim de melhorar o passe no meio de campo.
A recuada do Nacional chamou o Galo para ataque. Neto Berola teve duas chances pela esquerda. Na primeira fez boa tabela com Ronaldinho e ficou de cara com o goleiro, mas isolou a bola por cima da trave de Dom. No outro lance conseguiu uma falta que foi tirada da área para rebote desperdiçado pelos mineiros.
O treinador Paulo Autuori arriscou e tirou volante Pierre para a entrada do atacante Guilherme. O Galo pressionou. Jô fez gol impedido, anulado corretamente pela arbitragem, o Galo tentou com as bolas cruzadas na área, mas não conseguiu a vitória.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X NACIONAL (PAR)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 19/3/2014 - às 19h45
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Assistentes: Carlos Herrera (EQU) e Luis Vera (EQU)
Público e renda: Não divulgado
Cartões amarelos: Melgajero (NAC); Jô, Leonardo Silva (ATL)
Cartão vermelho: -
Gols: Ronaldinho 19'/1ºT (1-0); Riveros 36/1ºT (1-1)
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre (Guilherme - 37/2ºT), Josué (Leandro Donizete - 21/2ºT), Diego Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho (Neto Berola - 36/1ºT) e Jô. Técnico: Paulo Autuori.
NACIONAL (PAR): Don, Coronel, Balbuena, Cáceres e Mendoza; Riveros, Torales, Orue e Melgarejo (Martinez - 38/2ºT); Benítez (Piris - 19/2ºT) e Bareiro (Julio Santa Cruz 8/2ºT)). Técnico: Gustavo Morinigo.