Presenteado por generosos "clarões" na defesa adversária, o Independiente Santa Fe construiu ótima vantagem para carimbar o passaporte para a semifinal da Copa Libertadores. Os colombianos levam na bagagem para Bogotá uma vitória por 3 a 1 sobre o Real Garcilaso, em Cuzco, pelo jogo de ida das quartas de final do torneio.
O próximo duelo está marcado para o dia 28 de maio, às 22h (horário de Brasília), no El Campín. Em casa, a equipe da capital colombiana pode até perder por um gol de diferença que avança. Ou até ser batida por 2 a 0.
A missão peruana é complicada. Precisa fazer três gols a mais do que o adversário para avançar. Ou dois, a partir de 3 a 1 (4 a 2, 5 a 3, 6 a 4 e etc).
O vencedor deste confronto enfrenta Fluminense ou Olimpia. Se os dois clubes brasileiros avançarem, Boca ou Newell's passam a ser os adversários na semifinal.
O Real Garcilaso tropeçou na própria inexperiência em Libertadores. A equipe teve 15 minutos de intensa pressão, com direito a duas chances para abrir o marcador. Em uma delas, a bola beijou a trave. Já o pecado do Santa Fe foi não ter feito seis, sete gols, tamanha a facilidade de entrar no ataque.
Os cinco homens da retaguarda peruana, aliás, não estiveram em campo. Talvez, tenham feito uma visita às muralhas das ruínas de Sacsayhuamán, um dos pontos turísticos obrigatórios da capital inca. No Estádio Garcilaso De La Vega, eles não foram vistos.
Na primeira vez que foi atacado, ficou evidente a deficiência do setor defensivo dos donos da casa. Meza entrou no meio dos zagueiros e finalizou com precisão. O gol desmontou o esquema tático de Freddy García. Dois minutos depois, a zaga entregou de bandeja para Cuero colocar Medina na cara de Carranza. O carrasco do Grêmio não vacilou: bateu de cavadinha e aumentou o placar.
Para aumentar o drama dos estreantes em Libertadores, Ramos, um minuto depois do segundo gol do Santa Fé, em cobrança de pênalti, bateu por cima.
O Garcilaso se mandou para frente, criou inúmeras chances (mais uma bola na trave), mas não soube aproveitá-las. Cuero fez o terceiro em mais uma saída de bola errada da péssima defesa peruana. Ramúa acertou um lindo chute de fora da área e descontou.
FICHA TÉCNICA
REAL GARCILASO 1 X 3 INDEPENDIENTE SANTA FE
Local: Garcilaso de La Vega, em Cuzco (PER)
Data e hora: 22 de maio, às 19H30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (BRA)
Cartão Amarelo: Retamozo, Lojas, Ramos (REA); Anchico (ISF)
Cartão Vermelho:
Gols: Meza, 19'/1ºT (0-1); Medina, 21'/1º (0-2); Cuero, 8'/2ºT (0-3); Ramúa, 19'/2ºT (1-3)
REAL GARCILASO: Carranza, Guadalupe (Huerta, Intervalo), Lojas, Herrera, Bogado e Santillán (Acosta, 26'/2ºT); Gamarra (Ramúa, 11'/2ºT), Retamozo e Ramos; Montes e Ferreira. Técnico: Freddy García.
INDEPENDIENTE SANTA FE: Vargas, Anchico, Valdés, Meza e García; Pérez (Quiñonez, 43'/2ºT), Torres, Bedoya e Cuero (Borja, 11'/2ºT); Medina (Molina, 31'/2ºT) e Valencia. Técnico: Wilson Gutierrez