Nada de raça, superação e sangue na veia, como costuma vibrar o presidente Paulo Nobre. Totalmente apático, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 para o já desclassificado Sporting Cristal (PER), no Estádio Miguel Grau, nesta quinta-feira, e acabou com a sequência de cinco vitórias seguidas.
No entanto, passou para as oitavas como líder do Grupo 2 - o Tigre (ARG) venceu por 5 a 3 para o Libertad (PAR), em Assunção, e o Alviverde ficou com a ponta no saldo de gols. Os paraguaios marcaram o terceiro gol da derrota nos acréscimos. Isso ajudou o Verdão a passar como primeiro colocado de sua chave.
Já com desfalques, jogadores sem inscrição e Henrique e Vinícius poupados, Gilson Kleina ganhou mais uma baixa de última hora para a partida: Ronny foi vetado por conta de uma amigdalite, e Emerson, de 21 anos, fez a sua estreia como titular pelo clube.
Mas quem chamou mais a atenção no primeiro tempo foi a equipe peruana. Logo no primeiro minuto de jogo, o lateral-direito Uribe fez Fernando Prass trabalhar em chute cruzado. O time de Roberto Mosquera teve mais posse de bola nos instantes iniciais e ainda contou com o erro de passe de Vilson - Ávila finalizou e Prass salvou de novo.
Com as arquibancadas vazias, o confronto foi de muita velocidade e pouca técnica. A bola pouco parou no meio de campo e ambos os times demonstraram pouca qualidade. O Verdão esteve longe da raça que o fizera vencer os últimos cinco jogos, e o Cristal, mesmo superior no primeiro tempo, mostrou porque não conseguiu se classificar.
O Palmeiras deu o primeiro chute a gol somente aos 23 minutos. O debutante Emerson avançou pela direita e deu toque por cima para Ayrton, que finalizou fora da meta de Penny. Juninho ainda desperdiçou a oportunidade mais clara. Livre dentro da área e de frente para o gol, ele tentou acionar Emerson, que estava impedido.
A chance mais clara, no entanto, caiu nos pés de Rengifo a poucos minutos do intervalo. Perto da marca do pênalti e a poucos metros de Prass, o atacante isolou a bola.
E, do jeito terminou o primeiro tempo, começou a etapa complementar: com o Sporting Cristal mais disposto a vencer do que o indolente Verdão. De tanto insistir, os peruanos conseguiram passar por Prass - e com um belo arremate. Ávila aproveitou a intermediária alviverde com marcação frouxa e, em ótimo arremate, colocou a bola no ângulo do goleiro.
Com dificuldade de manter a bola no campo de ataque, Kleina lançou Tiago Real para preencher mais o meio de campo. O meia entrou no lugar de Marcelo Oliveira, que saiu com dores. Juninho, que estava no meio, foi recuperado para a lateral.
Depois foi a vez de Charles dar lugar a Maikon Leite e Wendel substituir Emerson. Mas as alterações promovidas pela comissão técnica surtiram pouco efeito no Alviverde. Maikon Leite poderia ter empatado aos 34 minutos do segundo tempo, mas finalizou por cima, mesmo livre de marcação dentro da área. Teve outra chance aos 38, mas deu chute tosco.
O Palmeiras voltará a campo no próximo domingo, contra o Ituano, no Novelli Júnior, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O Verdão já está classificado para as quartas do Estadual.