Doze times serão incluídos no sorteio da primeira fase da Libertadores, entre eles Grêmio e São Paulo. Os seis classificados avançam para a fase de grupos e ficam no pote 4. O sorteio dos cruzamentos ocorrerá na sexta-feira, no Paraguai, e contará com a presença do técnico Vanderlei Luxemburgo, do executivo de futebol Rui Costa e do presidente Fábio Koff.
ENTENDA O SORTEIO
Nesta quarta será definido o último classificado para a competição: Oriente Petrolero e Bolivar duelam em Cochabamba para definir o terceiro representante boliviano na competição continental. Confira como os possíveis adversários do Grêmio na primeira fase chegaram à Libertadores:
LDU-EQU
Campeã da Libertadores 2008 e da Sul-Americana 2009, a LDU se classificou para a primeira fase da Libertadores com o terceiro lugar no Campeonato Equatoriano. O principal destaque é o atacante argentino Claudio Bieler.
Tolima-COL
Famoso por eliminar o Corinthians na primeira fase da Libertadores 2011, o Tolima conseguiu uma vaga na competição em 2013 por conta da melhor campanha nas duas fases - Apertura e Clausura - do Campeonato Colombiano. O destaque é o atacante paraguaio Robin Ramírez.
Olimpia-PAR
Com três títulos na Libertadores em 2002, 1990 e 1979, o Olímpia foi eliminado na fase de grupos em 2012. Conseguiu uma vaga na edição 2013 por somar a maior pontuação no Campeonato Paraguaio durante o ano. Um dos destaques é o atacante Arnaldo Castorino.
Tigre-ARG
O Tigre conseguiu vaga por ser a melhor equipe argentina na Sul-Americana 2012 - ficou com o vice-campeonato após derrota para o São Paulo na final. Um dos destaques do time é o meia Gastón Díaz.
Deportes Iquique-CHI
O modesto Deportes Iquique estreia na Libertadores por conta da melhor pontuação durante o ano no Campeonato Chileno. Na Sul-Americana 2012, foi eliminado pelo Nacional-URU na primeira fase. O destaque é o atacante Cristian Bogado.
Defensor Sporting-URU
Adversário nas quartas de final da Libertadores 2007, o Defensor é um velho conhecido do Grêmio. A equipe treinada por Tabaré Silva conseguiu vaga por conta do terceiro lugar no Campeonato Uruguaio. O destaque é o atacante Diego Rolan.
León-MEX
Com boa campanha no Campeonato Mexicano, o León entrou com a terceira vaga do país na primeira fase da Libertadores. Os outros classificados foram Toluca e Tijuana, que se classificaram para a etapa de grupos. O principal nome é o atacante Nelson Maz. O clube também se reforçou com o zagueiro Rafa Márquez, ex-Barcelona.
Deportivo Anzoátegui-VEN
O desconhecido Deportivo Anzoátegui garantiu vaga por conta do terceiro lugar alcançado no campeonato venezuelano. O destaque da equipe é o atacante Gelmin Rivas.
Universidad César Vallejo-PER
Com nome que mais parece ter saído de novela mexicana, a Universidad César Vallejo será a representante peruana na primeira fase da Libertadores graças ao número de pontos somados durante o ano no campeonato nacional. O destaque é o centroavante Roberto Jiménez.
Oriente Petrolero ou Bolivar-BOL
Do duelo entre Oriente Petrolero e Bolivar, terceiros colocados no Clausura e Apertura Boliviano, sairá o último classificado para o torneio continental. No Petrolero, o zagueiro Alejandro Melean é um dos destaques. No Bolivar, o atacante Juan Arce, com passagem pelo Corinthians, é o principal nome.