Definir o posicionamento ideal dos laterais Braian Aguirre e Renê será a grande prioridade do técnico do Inter, Roger Machado, nos nove dias de treinos que terá até o jogo contra o Vasco, na quinta-feira da semana que vem (21). O comandante prevê ajustes táticos para acomodar na equipe o argentino e o ex-jogador do Flamengo, que serão as novidades na partida.
Inicialmente, o treinador irá analisar o quanto Aguirre e Renê conseguirão se adaptar às funções normalmente desempenhadas pelos titulares Bruno Gomes e Bernabei, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Porém, a tendência é de que ocorram alterações táticas.
Uma das consequências é de que o time deve atacar mais pelo lado direito, uma vez que o meia Bruno Tabata é ativo pela ponta direita e Braian Aguirre é um lateral mais ofensivo do que Bruno Gomes.
— O Braian Aguirre é um jogador com vocação ofensiva. Por conta disso, chegou a ser utilizado até no meio-campo (no Lanús). É um jogador com boas ações ofensivas — afirmou o analista tático do jornal Olé, da Argentina, Vicente Muglia.
Uma hipótese que não pode ser descartada é a entrada de Gabriel Carvalho na vaga de Bruno Tabata, uma vez que o garoto centraliza mais o jogo, e seu estilo não "colidiria" tanto com os avanços de Braian Aguirre pela linha de fundo.
Já no lado esquerdo, Roger provavelmente também terá de fazer ajustes. Defensivo com Coudet, Renê receberá do treinador a missão de atacar mais, a exemplo do que normalmente faz Bernabei.
— A gente trabalhou a evolução do Renê para que ele voltasse a ter volume (ofensivo) no lado de campo. Ele se desenvolveu no modelo antigo (de Coudet), mas (antes) ele não era um lateral defensivo, pelo contrário. A gente busca incentivar para que o Renê volte a ter o costume de jogar pelo lado do campo com qualidade, ele tem um passe maravilhoso no último terço (do campo de ataque) — disse Roger.
A questão é que Renê, quando apoia, costuma avançar por dentro, quase como um meia, enquanto Bernabei apoia mais aberto pela ponta esquerda. Por isso, é possível que o atacante Wesley jogue mais próximo da linha de fundo.
A principal dúvida é o volante Fernando, que segue em recuperação de lesão muscular. A provável escalação colorada tem: Rochet; Braian Aguirre, Rogel, Vitão e Renê; Rômulo (Fernando) e Thiago Maia; Bruno Tabata, Alan Patrick e Wesley; Rafael Borré.
Vasco e Inter duelam no da 21, às 20h, no Rio de Janeiro. O jogo é válido pela 34ª rodada do Brasileirão.