Com 15 partidas seguidas de invencibilidade no Brasileirão, o Inter se consolida na disputa por uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores 2025 e até se permite calcular os cenários pelo título. A vitória sobre o Vasco em São Januário por 1 a 0, pela 34ª rodada, fez a equipe saltar para os mesmos 62 pontos do Flamengo, quarto colocado, ficando atrás pelo número de vitórias. São quatro a mais do que o São Paulo, adversário por essa vaga. A distância para o líder Botafogo caiu para sete, com 12 ainda em disputa.
Segundo a UFMG, cujo departamento de Matemática analisa as possibilidades do Brasileirão, o Inter tem 0,5% de chances de ser campeão.
— Sabemos que matematicamente ainda é possível (disputar o título). O que propus aos atletas é fazer nossa parte. Desde o início, o objetivo era atingir o mais rápido a pontuação para a Libertadores, que nos deixaria próximo ao topo. Não é proibido sonhar. A cada vitória e a cada boa atuação solidificamos nosso trabalho e colocamos pressão naqueles que estão na nossa frente — resumiu Roger Machado após a terceira vitória seguida.
O técnico, porém, evitou projetar a sequência do campeonato. O Inter enfrentará Bragantino, Flamengo, Botafogo e Fortaleza. Bragantino e Botafogo serão no Beira-Rio, Flamengo e Fortaleza, fora.
— Não tenho como apontar qual vai ser o jogo mais difícil. A próxima partida é e sempre vai ser difícil. E no final de semana já vai ser assim, em casa.
O presidente Alessandro Barcellos concordou com o treinador:
— Nosso compromisso é a classificação direta à fase de grupos, garantir uma folga em um calendário difícil para 2025. Precisamos da torcida para domingo, que será um jogo difícil. A exigência foi muito grande aqui, em razão do gramado. Vamos trabalhar apenas sábado e domingo já tem partida. A força da torcida será fundamental.
Para ele, é importante para o time e para o clube conseguir vaga direta à fase de grupos:
— Mais tempo de trabalho sem tantos conflitos de data nesse período de ano. Nossa prioridade vai ser manter o nível de competitividade desse grupo, se perder alguém repor à altura.
O Inter volta a campo no domingo (24), às 16h. No Beira-Rio, recebe o desesperado Bragantino, que luta contra o rebaixamento.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.