A Libertadores parece ser uma questão de tempo para o Inter, após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, nesta sexta-feira (8). A vaga matemática, sem levar em conta o aumento no número de classificados, pode ser conquistada na próxima rodada.
Com os três pontos somados ao Beira-Rio, o Inter chegou aos 59 pontos e pulou para a quarta colocação — o Flamengo jogará só na quarta-feira (13). Primeiro clube, fora do G-6, o Bahia tem 13 pontos de desvantagem para o Inter. Neste sábado (9), os baianos enfrentam o Juventude.
Uma vitória sobre o Vasco na próxima rodada com uma combinação de resultados dá a vaga matemática ao Inter. Será preciso que os baianos sejam batidos pelo Juventude, nesta rodada, ou pelo Palmeiras, na 34ª, e ainda o Cruzeiro não ultrapassar o clube de Salvador.
Caso o Flamengo seja campeão da Copa do Brasil e o G-6 vire G-7, a vaga estará garantida em caso de uma vitória sobre o Vasco combinada com um tropeço do Cruzeiro nesta rodada ou na próxima.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, especializado em projeções futebolísticas, o Inter tem 99,7% de chances de disputar a Libertadores.
A probabilidade de título segue em 0,2%. São oito pontos atrás do líder Botafogo.