Inter e Corinthians duelam sábado (5) pela 29ª rodada do Brasileirão. As duas equipes vivem momentos distintos na competição. Enquanto o Colorado vem em ascensão e briga no alto da tabela, o time de São Paulo busca sair do Z-4.
Nos últimos anos e décadas, os clubes protagonizaram grandes confrontos. Zero Hora relembra alguns deles que ocorreram em São Paulo. Confira:
Corinthians 0x4 Inter - 1992
No ano que foi campeão da Copa do Brasil, o Colorado teve de passar pelo Timão para avançar na competição. Jogando pelas oitavas de final, no Pacaembu, o time de Antonio Lopes goleou o Corinthians por 4 a 0, com gols de Gérson, duas vezes, Márcio Bittencourt e Maurício. Depois, no jogo de volta, no Beira-Rio, empate em 0 a 0 e classificação da equipe gaúcha.
Corinthians 1x3 Inter - 1997
Na primeira rodada do Brasileirão daquele ano, o Inter de Celso Roth venceu o Corinthians por 3 a 1 no Pacaembu. Todos os gols colorados foram marcados por Christian, logo em seu começo de carreira. Agnaldo descontou para os paulistas.
Corinthians 1x1 Inter - 2005
Sempre que se aproxima um jogo entre Inter e Corinthians, o pênalti não marcado sobre Tinga no confronto pelo Brasileirão de 2005 é lembrado.
O Pacaembu recebia a "final antecipada" do Brasileirão entre Corinthians e Inter. A partida era válida pela 40ª rodada e, a duas rodadas do fim da competição, poderia dar a liderança ao clube gaúcho, que estava três pontos atrás do líder. Tevez fez para o Timão e Sobis empatou para o Colorado.
Aos 28 minutos da etapa final, um lance polêmico mudou a história do campeonato. Fernandão passou para Tinga, que entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Fábio Costa. O árbitro Márcio Rezende de Freitas não assinalou o pênalti e expulsou o meio-campista colorado ao dar o segundo cartão amarelo por simulação.
Corinthians 0x1 Inter - 2009
O Colorado de Tite entrou em campo com força máxima para encarar um Corinthians reserva pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. O golaço da vitória por 1 a 0 veio logo aos 9 minutos de jogo. Nilmar atravessou a intermediária em alta velocidade evitando seis marcadores e finalizou de dentro da área sem chances para o goleiro.
Corinthians 2x0 Inter - 2009
Quase dois meses depois do duelo pelo Brasileirão, no mesmo Pacaembu, o Corinthians derrotou o Inter por 2 a 0, com direito a gol de Ronaldo Fenômeno no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Na volta, em Porto Alegre, empate em 2 a 2 e taça para o Corinthians de Mano Menezes.