Era para ser uma espécie de "decisão" no Campeonato Brasileiro de 2005. E foi mesmo! Em 20 de novembro daquele ano, o Pacaembu recebia o confronto entre Corinthians x Inter. Válido pela 40ª rodada da competição (naquele ano foram 40 rodadas), o jogo poderia dar a liderança ao clube gaúcho, quando faltariam apenas mais duas partidas para cada equipe no Brasileirão.
O campeonato de 2005 já havia sido marcado pela polêmica envolvendo um escândalo de arbitragem, manipulação de resultados e anulação de jogos sob suspeita. Naquela tarde, no entanto, ganhava contornos mais polêmicos ainda.
Como foi:
No 1º tempo, o Corinthians tomou a iniciativa e partiu para o ataque. Mas o Inter teve ótimas chances, como em falta cobrada por Alex e chute de Rafael Sóbis defendido por Fábio Costa. Liderado por um ataque com Tevez e Nilmar, o time paulista tinha a empresa MSI como parceira em 2005. Tudo para conquistar o Campeonato Brasileiro, com vários reforços para o então técnico Antônio Lopes.
O Corinthians atuou com Fábio Costa, Eduardo Ratinho (Edson), Marinho, Betão e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Bruno Octávio (Jô), Rosinei (Hugo) e Carlos Alberto; Nilmar e Tevez. Pelo Inter, jogaram Clemer, Elder Granja, Ediglê, Edinho e Alex; Gavillan, Perdigão (Márcio Mossoró), Tinga e Ricardinho (Wellington); Fernandão (Iarley) e Rafael Sóbis. O treinador colorado era Muricy Ramalho.
Aos 37 minutos do 1º tempo, o Corinthians largou na frente, com gol de Tevez. O Inter empatou logo aos 3 do 2º tempo. Aos 28 minutos da etapa final, o lance polêmico. Fernandão passou e Tinga foi derrubado pelo goleiro Fábio Costa. O árbitro Márcio Rezende de Freitas não assinalou a penalidade e ainda expulsou Tinga, ao dar o segundo cartão amarelo por simulação.
Ao final do jogo, o placar de 1 a 1 deixou o Inter em 2º lugar, a três pontos do líder Corinthians no Brasileirão de 2005. Faltavam duas rodadas para o fim do campeonato. Depois disso, o Inter derrotou o Palmeiras e perdeu para o Coritiba. Ficou como vice-campeão.
Ouça os gols de Corinthians x Inter, em 2005, com a narração de Marco Antônio Pereira:
Gaúcha
Colorado não esquece: relembre como foi Corinthians x Inter em 2005
Jogo foi marcado por polêmica na arbitragem. Inter teria sido campeão se tivesse vencido o Corinthians e considera vitória do Boca como "revanche"..
GZH faz parte do The Trust Project