Em 2024, o Inter conseguiu um feito que não ocorria há 50 anos: vencer três Gre-Nais em uma mesma temporada. A última vez que isso havia acontecido foi em 1974 — duas vezes pelo Campeonato Gaúcho, com o hexacampeonato, e uma pelo Brasileirão. Inclusive, o ex-ponta direita Valdomiro, homenageado no clássico do último sábado (19) pela torcida colorada, balançou as redes do rival por duas ocasiões.
Vale destacar que este não foi o único ano em que o Inter também não empatou nem perdeu o Grêmio. A outra vez que isso aconteceu foi em 1998, quando o Colorado venceu o único clássico disputado naquela temporada: 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro.
Por isso, Zero Hora relembra como foram os Gre-Nais de 1974.
Como foram os Gre-Nais de 1974
24/3 - Inter 2x1 Grêmio- Campeonato Brasileiro
O primeiro clássico de 1974 ocorreu em março, pelo Brasileirão, no Beira-Rio. Mesmo tendo a melhor defesa da primeira fase do torneio, no qual terminaria como líder do Grupo A, o Grêmio perdeu de virada para o Inter por 2 a 1 na 14ª rodada.
O Tricolor saiu na frente logo aos 16 minutos de jogo, com Bolívar. O Colorado empatou, no fim da primeira etapa, com Claudiomiro, e virou, no início do segundo tempo, com Valdomiro. A partida ainda marcou a estreia do ponta-esquerda Lula pelo Inter.
29/9 - Grêmio 0x1 Inter - Campeonato Gaúcho
O Grêmio não soube fazer valer o fator local no único Gre-Nal como mandante em 1974. Em jogo válido pelo primeiro turno da fase final do Gauchão, o Inter levou a melhor vencendo por 1 a 0 no Estádio Olímpico e ficou muito perto do hexacampeonato.
O gol da partida foi marcado por Escurinho, aos 43 minutos da etapa final. O meia marcou de cabeça e venceu o goleiro gremista Picasso após cruzamento do lateral-esquerdo Vacaria.
1º/12 - Inter 1x0 Grêmio - Campeonato Gaúcho
O último clássico disputado em 1974 serviu para fechar a temporada colorada com chave de ouro. Ao bater o rival em sua casa por 1 a 0, o Inter conquistou o hexacampeonato gaúcho pela segunda vez em sua história — a outra havia sido em 1955.
O Grêmio até começou melhor na decisão, mas Valdomiro, aos 24 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória e o título invicto ao Inter. O Colorado fechou a competição com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio daquele ano: 43 gols marcados e apenas dois sofridos.
*Produção: Leonardo Bender