Gustavo Prado busca consolidar o novo momento da sua carreira após ser o responsável por marcar o gol da vitória do Inter sobre o Fortaleza, na última quarta-feira (11), seu primeiro com a camisa do clube. Com Roger Machado no comando da equipe, o jogador vem sendo mais requisitado e, segundo o treinador, em uma função mais adiantada. Aos 19 anos, o jovem tem contrato até dezembro de 2028, além de uma multa rescisória milionária.
A renovação do vínculo com o Inter aconteceu recentemente, no final do mês passado, e permitiu um aumento na sua multa. Para um clube do exterior tirar Gustavo Prado do Inter é preciso desembolsar 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 370 milhões). Para o mercado nacional, no entanto, a multa rescisória é menor.
Em 2024, Gustavo Prado foi alçado ao grupo principal pelo então técnico Eduardo Coudet. Foi com o argentino no comando, inclusive, que ele conseguiu sua primeira e única participação entre os titulares. Foi no empate diante do Fluminense, no Maracanã, pela 14ª rodada do Brasileirão. Agora, com Roger Machado, ele vem sendo utilizado em uma posição mais à frente.
— O Gustavo Prado virou ponta. Ele era meia até bem pouco tempo. Ele precisa se adaptar a esta função. O meia tem uma relação mais individual na hora que vai marcar. Agora o ponta tem uma relação mais com o espaço. É uma construção. Hoje (contra o Fortaleza) ele entrou e foi bem. Ele treina muito bem. O que eu tenho salientado para o Prado é que ele precisa trabalhar um pouco mais a perna não dominante dele — disse Roger Machado após a vitória sobre o Fortaleza.
Ao todo, no ano, Gustavo Prado acumula 35 participações em jogos do Inter. Sua estreia aconteceu em fevereiro, na vitória por 2 a 0 sobre o Caxias, na 5ª rodada do Gauchão.