A segunda partida do Inter com tempo para treinar e descansar será na noite do Dia dos Pais. Neste domingo, às 19h, colorados que irão ao Beira-Rio poderão ver uma atualização do time de Roger Machado, que teve mais uma semana livre de jogos, diante do Athletico-PR, pela 22ª rodada do Brasileirão.
A equipe terá baixas, acréscimos, retornos e, possivelmente, até uma estreia. É um novo momento de um time que começou badalado, mas não conseguiu deslanchar na temporada.
Claro que é preciso contextualizar tudo o que viveu o Rio Grande do Sul, nesse período, e que há cinco partidas atrasadas, mas é difícil imaginar que o time montado no início do ano entraria no returno do Brasileirão olhando para o Z-4. Com jogadores atuais nas seleções uruguaia, colombiana e equatoriana e alguns com passagem pela Seleção Brasileira, a ideia era de que o time brigasse na ponta de cima da tabela. Agora, a luta é para escalar a tabela e buscar o topo. O cenário atual, somado às eliminações nas copas (do Brasil e Sul-Americana), deram uma cara de fim de festa ainda em agosto.
Alguns atletas importantes, como Bustos e Aránguiz, saíram do clube. Vitão negocia uma transferência para o Betis. E circulam rumores de insatisfação no grupo. O que foi negado com veemência pelo novo vice de futebol, José Olavo Bisol:
— Isso não existe. Ao contrário, existe um ambiente com jogadores de caráter, rodados, com experiência internacional e que estão sendo aproveitados nas suas seleções.
É preciso vencer
Para mudar o cenário, é preciso vencer. E imediatamente. O time não sai com três pontos desde o Gre-Nal do Couto Pereira, em 22 de junho. Já se vão 11 jogos desde então. Por isso, é inegociável superar o Athletico-PR e distensionar o ambiente.
Nessa busca, Roger terá mudanças no time. Borré, que está suspenso, teve lesão confirmada e fica de fora por um mês. Sua ausência deverá fazer o técnico mexer um pouco no desenho. O Inter pode ter um tripé no meio-campo com Thiago Maia, recuperado de lesão, ou Rômulo, Bruno Henrique e Bruno Gomes. À frente deles, Gabriel Carvalho, com mais liberdade. No ataque, Wesley faz companhia a Valencia. Na defesa, o único lateral do grupo, agora, é Igor Gomes. Vitão está liberado para atuar e forma dupla com Robert Renan, mais Bernabei completando o setor.
No banco, uma novidade. O zagueiro Agustín Rogel, apresentado nesta sexta-feira, está em condições de estrear. Na coletiva de apresentação, disse:
— É uma felicidade enorme estar aqui. Obviamente, uma equipe com tanta história e com tanto renome no Brasil. É um orgulho que tenha confiado em mim. Contente por estar aqui e já com muita vontade de estar em campo.
Além dele, Wanderson também pode voltar ao banco, dando mais uma opção para a ponta. Os demais lesionados (Fernando, Mercado e Alan Patrick) não retornarão.
O adversário
O Athletico-PR mudará a abordagem do jogo. Depois de preservar o time contra o Grêmio pensando na Copa do Brasil, na qual avançou sobre o Bragantino, mandará ao Beira-Rio praticamente todos os titulares. Apenas Christian e Erick não devem começar. De resto, força máxima, como Fernandinho, Cannobio e Mastrianni, todos desfalques na rodada passada.
Será um domingo para o Inter entender para onde vai olhar no Brasileirão. No melhor cenário, termina já entre os classificados para a Sul-Americana, com cinco jogos por fazer e vislumbrar um futuro melhor. No pior, passa o final de semana no Z-4.