O Inter vive um momento de instabilidade na temporada. São 12 jogos sem vitória, o que culminou com eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana, além de uma aproximação da zona de rebaixamento do Brasileirão. Em meio a tudo isso, o meia Gabriel Carvalho, 16 anos, considerado a principal promessa da base colorada, vem ganhando oportunidades.
Com tantas dificuldades, o desempenho do jovem tem chamado a atenção. Na coletiva após o empate com o Athletico-PR, no domingo (11), o técnico Roger Machado falou sobre a ascensão do camisa 34:
— O Gabriel (Carvalho) está surpreendendo a todos de forma positiva. Assumiu o protagonismo mesmo com pouca idade. O torcedor gosta de ver o jovem como destaque. Mesmo com o momento delicado, o fato dele ser uma cria do clube faz com que o ambiente seja favorável.
Ao mesmo tempo em que elogia, o treinador faz uma ponderação quanto ao processo de transição vivido por Gabriel Carvalho, da base para o profissional, aliado a inexperiência de quem está dando os primeiros passos da carreira.
— Não podemos depositar essa carga de responsabilidade nele. Os mais velhos devem ser o guarda-chuva dos mais novos. O que vamos buscar é dar a maior confiança possível. Ele vem sendo destaque de um time que está sendo remodelado durante o campeonato. Os mais velhos têm sido o suporte. Por isso ele tem conseguido ter protagonismo dentro de campo — pontuou Roger Machado.
Números totais
- 6 jogos (3 como titular)
- 292 minutos jogados
- 2 assistências
Números pelo Brasileirão
- 4 jogos (3 como titular)
- 1,5 finalização por jogo
- 2 assistências
- 44,5 toques por jogo
- 2 grandes chances criadas
- 1 lançamento certeiro (50% de acerto)
- 0,3 cruzamentos precisos (11% de acerto)
- 0,3 interceptação por jogo
- 1,5 desarme por jogo
- 3 bolas recuperadas por jogo
- 0,3 cortes por jogo
- 2 dribles (67% de acerto)
- 4,5 duelos ganhos pel chão (49% de eficiência)
- 1 duelo ganho por cima (44% de eficiência)
- 12,8 perdas de posse de bola