A oitava participação do Inter na Sul-Americana só não marcará mais uma eliminação dentro do Beira-Rio se a equipe reverter o resultado negativo na ida, contra o Rosario Central, nesta terça-feira (23). Os treinados de Roger Machado terão que repetir o feito que os colorados só viram acontecer uma única vez por esta competição, há dois anos.
Em 5 de julho de 2022, o Inter conseguiu uma virada histórica contra o Colo-Colo, pelas oitavas daquela edição. Aquele 4 a 1 aconteceu depois de uma vitória dos chilenos por 2 a 0 no primeiro duelo.
Quando saiu atrás nas demais participações na Sul-Americana, o Colorado nunca conseguiu reverter a desvantagem.
Contra o Boca Juniors na primeira participação
Na primeira vez do clube no torneio, em 2004, a equipe de Fernandão, Sóbis e cia saiu perdendo por 4 a 2 para o Boca Juniors, na ida, em Buenos Aires. No jogo de volta da semi, empate em 0 a 0.
Nos mata-matas anteriores, contra Grêmio, Cruzeiro e Junior-COL, venceu os confrontos iniciais — empatou com o Figueirense na estreia e passou nos pênaltis na partida seguinte.
Três edições seguidas sem a necessidade de virar na volta
Em 2005, todos os jogos de ida foram vencidos pelo Inter, incluindo nas quartas, onde caiu novamente para o Boca Juniors.
No ano do título, em 2008, o Colorado não perdeu nenhum primeiro duelo. Na temporada seguinte, caiu logo no começo, para a Universidad de Chile: empate no Beira-Rio e derrota fora de casa.
Vexame em casa
Mesmo chutando três bolas na trave, O Inter perdeu para o Bahia diante de sua torcida, por 2 a 0, em 2014. Na volta, ficou no empate em 1 a 1.
O Colorado só retornou a competição depois de oito anos, em 2022, quando justamente conseguiu virar para cima do Colo-Colo. Nas quartas, empatou os dois jogos sem gols com o Melgar e foi eliminado nas penalidades.
Jogos que o Inter saiu em desvantagem na Sul-Americana
- Boca Juniors 4x2 Inter (0x0 na volta) — semi de 2004
- Inter 0x2 Bahia (1x1 na volta) — 2ª fase de 2014
- Colo-Colo 2x0 Inter (1x4 na volta) — oitavas de 2022
*Produção: Nikolas Mondadori