Se o processo de amadurecimento como jogador profissional Inter demorou mais do que o esperado, o mesmo não ocorreu para ganhar destaque no futebol europeu. Johnny foi alçado aos profissionais do Inter em setembro de 2019. Conquistou a condição de peça importante apenas no segundo semestre de 2023, sob o comando de Eduardo Coudet, principalmente na campanha semifinalista da Libertadores.
Vendido ao Bétis, da Espanha, por 6 milhões de euros, cerca de R$ 32 milhões, o meio-campista de 22 anos viveu um cenário diferente desde que colocou os pés em Sevilla. Depois de um período apenas de treinamentos, estreou em 21 de janeiro, na derrota para o Barcelona, por 4 a 2, no Campeonato Espanhol.
Ainda que o resultado não tenha sido positivo, foi naquela partida que assumiu a titularidade no 4-2-3-1 do técnico Manuel Pellegrini. Tem atuado ao lado do volante argentino Guido Rodríguez. William Carvalho, da seleção portuguesa e que recentemente despertou interesse do Flamengo, foi para a reserva.
Johnny tem se destacado nos aspectos defensivos, como desarmes e interceptações. Em fevereiro, foi eleito o melhor jogador sub-23 do Campeonato Espanhol, superando o atacante Lamine Yamal, do Barcelona, além do meia Bellingham e dos atacantes Rodrygo e Vinicius Júnior, ambos do Real Madrid
Em maio, o Diário de Sevilla divulgou que o sucesso de Johnny estava chamando a atenção do Barcelona e do Atlético de Madrid. De acordo com a publicação, o clube espanhol estipulou o valor de 30 milhões de euros para negociá-lo. Neste caso, o Colorado lucraria com 20% do valor por ter mantido parte dos direitos econômicos.
Os números no Campeonato Espanhol
- 17 jogos (15 como titular)
- 1 gol
- 2 assistências
- 52,3 toques por jogo
- 1,2 bolas longas por jogo
- 1,9 interceptações por jogo
- 2,8 desarmes por jogo
- 5,4 bolas recuperadas por jogo
- 59% dos duelos pelo chão vencidos
- 60% dos duelos aéreos vencidos
Com a experiência europeia, Johnny ganhou mais espaço na seleção dos Estados Unidos. Se antes era convocado de forma eventual, passou a fazer parte do elenco comandado pelo técnico Gregg Berhalter efetivamente. Em março, participou da conquista da Liga das Nações da Concacaf.
Para os amistosos contra Colômbia e Brasil, agora em junho, Berhalter chamou 27 atletas. Um deles será cortado para a Copa América. O meio-campista foi titular no amistoso contra a Colômbia, no sábado (8), que terminou com goleada sofriado por 5 a 1. Diante do Brasil, nesta quarta-feira (12), a tendência é que inicie no banco de reservas, com McKennie e Adams escalados como titulares.