Jeferson Leotte estava na arquibancada do estádio da PUCRS na fria e ensolarada tarde de quarta-feira. Para chegar lá, saiu do ginásio de esportes da universidade, onde está com a família (mulher e filho), após a água tomar conta de sua casa no bairro Navegantes. Da grade onde estava junto a outras pessoas, o colorado viu, entre tantos jogadores do Inter que recém haviam acabado o treino, a aproximação de Thiago Maia. Ao se agachar para fazer uma foto com o jogador, disse:
— Muito obrigado por tudo o que tu fez por nós.
Mesmo quem perdeu tudo ainda encontra tempo para gratidão. Thiago Maia ajudou nos resgates, saindo em botes e barcos para recuperar pessoas ilhadas pelas enchentes, especialmente na região do Humaitá e Navegantes.
A retomada dos treinos do Inter na PUCRS proporciona cenas como essa. Ao mesmo tempo em que Eduardo Coudet tenha orientado uma sessão de exercícios físicos, técnicos e táticos, quase como uma pré-temporada, a dinâmica aproximou time e torcida. E os atletas parecem ter entendido o momento.
Quase todos foram no canto do campo, onde estavam alguns cadeirantes. E muitos dos atletas, incluindo Valencia, Alan Patrick, Borré, Fernando e outros, foram na beira da arquibancada, que recebia os desalojados que estão recebendo abrigo na PUC, além de colorados que simplesmente foram à universidade para acompanhar o treino e chegar perto de seus ídolos. O clube está mais perto do povo.
— É um pouco de alegria, né? Estamos com essa dificuldade, não consegui ir ver o que sobrou da minha casa. Acho que perdi o que tinha. Mas fico feliz de tirar foto com eles — comentou Jeferson, que até o início da catástrofe conseguia trabalhar em uma oficina.
A PUCRS recebe cerca de 250 desabrigados em seu ginásio. O estádio é um dos principais pontos de coleta de donativos às vítimas. E o Inter, que não pode mais receber produtos e alimentos no Gigantinho, já que a água subiu na beira do Guaíba, reforçou o compromisso com a comunidade instalando um posto avançado na escola de samba Fidalgos e Aristocratas para coletar doações. E também proporcionando um treino aberto para que os atletas tirassem fotos com Jeferson e os demais colorados.