O segundo jogo de Alexandro Bernabei pelo Inter deve ocorrer a partir das 23h desta quinta-feira (25), no horário de Brasília. Assim como a estreia, o lateral-esquerdo argentino atuará pela Copa Sul-Americana, no confronto com o Delfín, no Equador, em partida válida pela terceira rodada.
O jogo é decisivo para as pretensões coloradas na competição. E também para consolidá-lo como uma alternativa para a defesa, ainda que as maiores virtudes de Bernabei não estejam nesse setor, já que o argentino é um lateral ofensivo, e mostrou isso diante do Tomayapo. Basicamente, ele morou no campo de ataque, arriscou-se na área adversária e se tornou o jogador do Inter com mais assistências para finalização, com seis. Mauricio, para se ter uma ideia, atingiu esse número, mas em dois jogos.
O que pegou para o lateral é que o resto do time não ajudou. Em dois jogos na competição continental, o Inter está zerado tanto na defesa quanto no ataque. Ao mesmo tempo que demonstra segurança atrás, não teve forças na frente. Contra o Delfín, esse número precisa mudar.
A única crítica a Bernabei se deu pela falta de finalizações. Ele não chutou nenhuma vez, ainda que tenha tido oportunidades. Entre a conclusão e a assistência, optou sempre pelo passe. Faltou fome para tentar fazer gol.
E de fome, Bernabei entende. Sua história já se popularizou, com as dificuldades da infância miserável, época em que quase não tinha o que comer e chegou a matar pombos para se alimentar. O passado difícil é uma espécie de combustível para seguir em frente, manter-se em clube grande e buscar espaço.
Com ele e Bustos de prováveis titulares, o Inter pode ter uma característica que Coudet admira. Os laterais espetados, jogando na linha de frente, mudam um pouco do estilo recente do time, que teve em Renê um integrante da saída de bola desde a defesa. Sem o titular habitual e com os dois argentinos pelos lados, a tendência maior é de que o volante se junte aos zagueiros para começar as jogadas. Mauricio e Gustavo Prado, assim, jogariam mais centralizados, sem a necessidade de ocupar as pontas. Seria a volta do "Coudet raiz".
E a Copa Sul-Americana se reapresenta para Bernabei. A competição é, por enquanto, seu maior trauma esportivo, como contou ao jornal Olé:
— Perdi uma decisão com o Lanús que me deixou muito mal.
Essa final ocorreu em 2021, em uma derrota por 3 a 0 para o Defensa y Justicia. Agora, tem a chance de superar essa dor. Mas, para isso, o Inter precisa parar de perder pontos bobos. Ganhar fora de casa é fundamental para voltar a ser o grande favorito do grupo. E um dos principais candidatos a vencer o campeonato.
Bernabei pelo Inter
- 1 jogo
- 90 minutos
- 6 assistências para finalização
- 63 passes certos
- 6 passes errados
- 3 cruzamentos certos
- 6 cruzamentos errados
- 1 interceptação