A última contratação anunciada pelo Inter na janela de transferências foi Alexandro Bernabei. O lateral-esquerdo de 23 anos é o quarto argentino no elenco de Eduardo Coudet. Revelado pelo Lanús, passou as últimas duas temporadas no Celtic, da Escócia, e também atuou nas seleções de base da Argentina. Considerado um jogador veloz, aguerrido e muito ofensivo, ele chama a atenção por curiosas histórias na infância, como comer pombas e lagartos ou cuidar de carros na porta de um cemitério.
Em Cañada de Gómez, cidade de 40 mil habitantes da província de Santa Fé, Bernabei foi criado pelos avós desde os seis meses de vida. A infância era dividida entre a escola e brincadeiras na rua. Contrariando as determinações do avô, o garoto acompanhava os amigos em caças e transformava o que conseguia em alimento.
—Eu era muito de rua, saía da escola e só voltava às 23h. Meu avô me repreendia, mas eu ia caçar ou pescar por aí. Caçava pombas, lagartos ou pescava, é claro que depois à noite nós comíamos isso — disse o jogador ao Olé, em 2019.
Na mesma entrevista, o novo jogador colorado relatou que o período em que viveu com os avós foi de muitas brigas, especialmente com o pai, o que lhe fez decidir tomar um caminho diferente. Com a mãe, diante da instabilidade financeira, a proximidade foi retomada aos 11 anos, quando foi morar com ela no campo, onde considera ter passado por um grande aprendizado.
—Eu trabalhava ordenhando vacas, descarregando sacos de areia e cimento. Éramos 15 em casa e eu tinha que ganhar dinheiro para minha mãe e minha irmã comerem — destacou, também revelando uma outra forma que ajudava nas despesas de casa:
— A casa da minha mãe fica em frente a um cemitério. Lembro que, se houvesse algum enterro, eu cuidava dos carros ou via se podia ganhar algum dinheiro.
A carreira de jogador profissional, que começou no Lanús em 2019, ajudou o atleta e seus familiares a superar os problemas financeiros. Por outro lado, o amadurecimento emocional foi uma questão de tempo. Ao La Nación, no ano passado, o argentino fez questão de destacar que agora está em paz com os pais. Segundo ele, o tempo lhe ensinou a perdoá-los.
— À medida que a gente cresce, aprende coisas e a vida te ensina a perdoar. Temos que saber pedir desculpas. Ficar mal com meus pais seria uma perturbação eterna para minha cabeça — afirmou.
Surgimento e venda para Escócia
Quando o Lanús estava mal no Campeonato Argentino, a ponto da zona do rebaixamento, o técnico Luis Zubeldía implementou sua metologia de trabalho e promoveu jovens ao elenco profissional do time grená. Os que mais se destacaram foram Pedro de La Vega, Lautaro Valenti e Alexandro Bernabei. O lateral-esquerdo marcou seu primeiro gol no profissional logo aos seis minutos de jogo, contra o Talleres.
— Ele estreou como extremo pela esquerda, pois Zubeldía via nele as características de jogador muito rápido. Depois terminou jogando na sua posição habitual e teve um bom rendimento no vice da Copa Sul-Americana (2021). É um jogador que vai muito bem no ataque, com características ofensivas que exigem o futebol brasileiro, mas custa um pouco na recomposição — explicou o repórter Mariano Antico, setorista do Lanús, no TYC Sports.
O bom rendimento pelo Lanús levou Bernabei ao Celtic, da Escócia, na metade de 2022. Na chegada do argentino em Glasgow, o técnico Ange Postecoglou (atualmente no Tottenham) afirmou que via um futuro brilhante para o jovem. Entretanto, isso não se confirmou, especialmente na última temporada, quando o técnico grego deixou o Celtic Park.
A forma aguerrida como Alexandro Bernabei joga, porém, foi vista em um gol marcado no amistoso contra o Gamba Osaka, no Japão. Em uma tentativa de passe pela direita, o argentino não achou nenhum de seus companheiros, e a bola ficou livre para a defesa do clube japonês.
Para recuperar-se do erro, o novo jogador colorado foi atrás da bola, pressionou o zagueiro, que recuou a bola para o goleiro. Bernabei persistiu na jogada, roubou a bola do goleiro japonês e fez o gol da vitória pro 1 a 0 do Celtic na turnê de pré-temporada pela Ásia. Os torcedores do clube presentes no estádio não hesitaram em cantar: "Argentino! Argentino! Argentino!".