O homem que atua como o intérprete do Saci, mascote do Inter, voluntariamente compareceu à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre (DEAM) na tarde de terça-feira (27). Acompanhado por um advogado, ele prestou depoimento no inquérito que investiga uma acusação de importunação sexual durante o clássico Gre-Nal do último domingo, no Beira-Rio.
Conforme relatado pelo delegado Christian Nedel, o depoimento foi fornecido como parte do inquérito, que busca esclarecer a acusação feita pela jornalista Gisele Kümpel, do Canal Monumental (portal identificado com o Grêmio). Segundo Kümpel, ela teria sido abraçada e beijada sem consentimento pelo mascote após o terceiro gol do Inter.
Em resposta às alegações, o funcionário em questão, cujo nome não foi divulgado, foi temporariamente afastado das atividades relacionadas ao Inter enquanto as investigações estão em andamento. O clube emitiu um comunicado afirmando que tanto o funcionário responsável pelo mascote quanto o próprio clube estão cooperando integralmente com as autoridades. O afastamento do funcionário permanecerá em vigor até a conclusão das investigações policiais.
As imagens do evento, fornecidas pelo clube, estão sendo analisadas como parte do processo de investigação, e mais testemunhas serão ouvidas nos próximos dias. O teor completo dos depoimentos não será divulgado para evitar possíveis interferências no andamento das investigações, conforme declarado pela Polícia Civil.
A nota da Polícia Civil
Na manhã de segunda-feira, dia 26/02/24, a 1° Delegacia da Mulher de Porto Alegre recebeu a ocorrência registrada no Posto Policial do Beira Rio pela vítima Gisele Kumpel. Foi instaurado inquérito policial para investigar delito de importunação sexual.
Como diligências preliminares, a Autoridade Policial oficiou ao Sport Club Internacional, solicitando as imagens registradas pelas câmeras do estádio, bem como a qualificação completa do indivíduo que atuava fantasiado como o Mascote Saci durante o Grenal ocorrido no último domingo.
Em relação à investigação de importunação sexual, informa-se que ontem, terça-feira, dia 27/02/24, a vítima foi reinquirida, oportunidade em que prestou depoimento para esclarecer maiores detalhes dos fatos ocorridos.
Ainda na tarde de ontem, o suspeito, após ser qualificado, apresentou-se espontaneamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, acompanhado de advogado, momento em que foi interrogado.
A Polícia Civil já está na posse de parte das imagens cedidas pelo Clube e passará a ouvir testemunhas nos próximos dias. O teor dos depoimentos não será divulgado para não haver prejuízo às investigações.