A partida que selou a classificação antecipada do Inter à segunda fase, após oito rodadas, foi, também a de melhor exibição da equipe. Com um primeiro tempo brilhante, em que abriu 3 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, o time até tentou manter o ritmo na segunda etapa, e confirmou a vitória. São 19 pontos, dois acima do Grêmio e cinco a mais do que o Juventude, na primeira posição.
O auxiliar Lucho González, que ficou na casamata por causa da suspensão de Coudet pela expulsão na partida passada, gostou do que viu. Segundo ele, o Inter fez o que a comissão técnica pede, como pressionar após perder a bola, manter a posse com velocidade e intensidade e se instalar no campo adversário.
— Fazemos tudo para tentar fazer gols. Recuperar a bola no campo adversário ou construir desde a defesa são algumas formas. Estamos no caminho certo — disse o auxiliar.
Três pontos específicos da partida receberam atenção especial. Um foi a ausência de Pedro Henrique. Em vias de ser negociado com o Corinthians, o jogador ficou de fora da lista. Lucho confirmou que o atacante se despediu do grupo nesta quarta-feira:
— O Inter tem jogadores que são procurados por outros grandes clubes. É uma situação comum nessa época. Desejamos o melhor para Pedro Henrique, que é uma grande pessoa.
O primeiro gol de Alario com a camisa colorada foi comemorado. O centroavante comentou, ainda no intervalo:
— Era importante fazer um gol para qualquer atacante. Fomos muito bem e vamos tentar manter para o segundo tempo.
Lucho completou:
— Alario não vinha tendo sequência de jogos, e isso é importante para qualquer atleta. Como centroavante, ele se cobrava muito por ainda não ter feito o gol.
Por último houve uma crítica. Pela terceira vez no campeonato, a primeira no Beira-Rio, o Inter levou um gol. Lucho não gostou:
— A vitória é importante para nos manter na liderança. Ficamos tristes por ter tomado um gol. Não vinha acontecendo.
Agora, o Inter se concentra no último jogo da série de partidas em meios e finais de semana. No domingo, às 20h, visita o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. O time deve ser misto, já que, ao mesmo tempo em que ainda se dosa pela pré-temporada, não quer perder ritmo antes de enfrentar o Grêmio, no dia 25. E logo após o clássico, há o confronto da primeira fase da Copa do Brasil contra o ASA, em 28 de fevereiro.