Novos anos geram novas oportunidades. Isso pode servir de exemplo para os jogadores do Inter que estavam emprestados para outros clubes, mas irão retornar ao Colorado para a temporada de 2024. Com a renovação de Eduardo Coudet, alguns atletas podem ser reavaliados para o próximo ano e permanecerem em Porto Alegre para a disputa de Gauchão, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e o Brasileirão.
Até o fim de 2023, seis atletas do grupo principal estavam em outras equipes para a disputa desta temporada. Heitor, Paulo Victor, Baralhas, João Peglow, David e Matheus Cadorini iniciaram o ano no Inter, mas foram direcionados para outros clubes. O lateral-esquerdo, emprestado ao Ceará, e Cadorini, no Ituano, só retornarão ao Colorado no meio de 2024.
Desses, quem desperta a maior curiosidade de Eduardo Coudet é o atacante David, que atuou pelo São Paulo recentemente. Comprado no início do ano passado por quase R$ 11 milhões, junto ao Fortaleza, ele disputou 39 partidas com a camisa colorada e marcou apenas dois gols.
Sem perspectiva de aproveitamento, foi repassado ao time paulista nesta temporada. Como não houve acordo para renovar o empréstimo e permanecer no Morumbi, o atleta terá de se reapresentar com o restante do elenco no CT Parque Gigante no dia 6 de janeiro.
— O David é um grande jogador. Neste ano, eu achei que ele jogou fora de posição. Colocaram de costas para o gol e ele é um extremo, que tem que jogar pelas beiradas. Tem uma escassez de jogadores, não é fácil encontrar um jogador como o David e, como ele tem contrato por mais dois anos, pode ser aproveitado. É uma decisão da direção — declarou o André Cury, empresário do jogador ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Com a chegada de Eduardo Coudet e a mudança tática da equipe, que passou a atuar com dois atacantes, há quem afirme que David poderia ser útil no elenco. Em solo paulista, teve a infelicidade de sofrer uma com uma lesão no tornozelo direito e ficar um mês fora. Com a ausência de Calleri, foi bastante utilizado por Dorival Júnior na reta final do Brasileirão. Em 39 aparições, fez cinco gols e deu três assistências.
— David era um jogador do Rogério Ceni, que desembarcou em São Paulo indicado por ele. Sempre foi reserva, nunca um titular absoluto. Quando saiu o Rogério e chegou o Dorival Júnior no começo do Brasileiro, ele sempre foi alternativa para entrar no segundo tempo. Na reta final da competição, foi útil, mas nunca foi um atleta de expressão. Até por isso, o clube não quis renovar seu contrato para o próximo ano — analisa Alexandre Praetzel, comentarista da Rádio Bandeirantes de São Paulo.
O aproveitamento de David por Coudet pode ganhar ainda mais força se o Inter não conseguir buscar um segundo atacante na janela de transferências. A equipe chegou a tentar a contratação de Gabriel Veron, do Porto, mas perdeu a disputa para o Cruzeiro que, recentemente, anunciou o ponta. Ainda que jogue mais pelo lado do campo, como citou Cury, David também pode fazer companhia a um centroavante na frente.
— Acredito que o David seja um segundo atacante ou até um 9 mais móvel pra disputar a primeira e segunda bola. Pode pressionar alto. Vale lembrar que no Fortaleza, seu melhor momento, foi como segundo atacante de um 4-4-2. Acho que ele pode ser esse companheiro do Valencia que o Inter tem buscado. Podendo gerar bastante volume de jogo e trocar de posição ao longo da partida também— explica Gabriel Corrêa, analista de desempenho.
Lançado por Coudet
A chance recebida por David pode ser diferente na comparação com a de outros atletas que retornarão ao Beira-Rio. Ainda que tenha feito sua estreia no time profissional sob o comando do treinador argentino, João Peglow não deve permanecer em Porto Alegre para a próxima temporada.
Aos 21 anos, Peglow acumula passagens por Porto B, Atlético-GO, Dnipro, da Ucrânia, e, por último, Sport. Se não for colocado em algum negócio até a data da reapresentação do Inter, marcada para o dia 6 de janeiro, o jogador deverá se reapresentar no CT Parque Gigante, mas sem a certeza de que será integrado ao elenco que vai disputar a próxima temporada.
Peglow voltou ao Brasil na janela do meio do ano. O atacante marcou dois gols nos 12 jogos que disputou pela equipe da Ilha do Retiro.
Os outros emprestados
- Paulo Victor: tem contrato com o Ceará até julho de 2024
- Baralhas: deve permanecer em Goiânia com a camisa do Atlético-GO
- Heitor: jogou a Série B pelo Mirassol, mas não deve permanecer por lá
- Matheus Cadorini: tem contrato com o Ituano até junho de 2024