Os sócios colorados definirão em 9 de dezembro quem será o presidente do Inter nos próximos três anos. Na noite desta terça-feira (7), em votação no Conselho Deliberativo, o primeiro turno teve vitória de Alessandro Barcellos, com 150 votos. Roberto Melo somou 130 votos. Houve ainda oito votos em branco e 13 nulos.
Como nenhum dos candidatos atingiu os 85% necessários para vencer o pleito nesta etapa, caberá aos associados a escolha do dirigente que comandará o Colorado de janeiro de 2024 a dezembro de 2026. Concorrente da oposição, Melo falou sobre o resultado da votação:
— Muito orgulho de ter participado dessa primeira etapa do processo. Uma noite em que o Inter deu exemplo para todo o Brasil. É o clube mais democrático do país. Nosso projeto é para o torcedor colorado. Não nos juntamos no mês passado para fazer a gestão, temos um processo focado para o clube. Queremos fazer o Inter ser campeão novamente e ser gigante de novo — disse o candidato da Chapa 2.
Delcir Sonda na gestão
Melo aproveitou o momento para anunciar que, caso eleito novo presidente do Inter, o empresário Delcir Sonda ocupará um assento junto ao Conselho de Gestão do clube, sendo criada a vice-presidência de investimentos no futebol.
— Convidamos esse grande colorado, apaixonado pelo clube, que já ajudou o Inter em diversas situações, em algumas difíceis, e em momentos de conquistas, ajudando a montar grandes times — explicou.
— Aceitei o convite e me sinto honrado. É o que sei fazer da minha vida, aprendi com meus pais, e quero participar dessa gestão. Quero ajudar o Melo a fazer um grande clube. O meu projeto, junto dele, é montar o novo CT — afirmou Sonda.
Eduardo Coudet em 2024?
Sobre a permanência do atual treinador Eduardo Coudet em 2024, Melo evitou falar do assunto, mas afirmou que tem convicção na manutenção do trabalho.
— Sempre que o trabalho é bom, a manutenção é desejada. Quem precisa se manifestar sobre isso é o atual presidente. Eu não estou dentro do clube para saber os motivos disso ainda não ter sido feito — disse o candidato da oposição.
Profissionalização do futebol
Para Melo, um dos principais pontos de melhoria na sua gestão será a profissionalização do departamento de futebol do Inter.
— O Inter tem que priorizar os profissionais, principalmente aqueles que conhecem a história do nosso clube. A gente já vem trabalhando vendo profissionais, atletas e dirigentes. Mas temos que esperar a eleição para anunciá-los — explicou.
Mais espaço para a mulheres
Um dos objetivos do candidato da oposição é criar a vice-presidência da mulher. Com isso, a gestão de Melo pretende valorizar as coloradas.
— Queremos que as mulheres coloradas se sintam mais seguras. Estamos estudando protocolos que são realizado na Europa, focados em aumentar a segurança das mulheres nos estádios. Também queremos incentivar as mulheres a participarem da gestão — afirmou.
Montagem de elenco
Por fim, Melo também falou sobre a montagem do elenco, caso seja eleito. O candidato da oposição considera o grupo qualificado, mas almeja trazer jogadores mais identificados e de qualidade, dando exemplo de Oscar e Leandro Damião, além de investir nas categorias de base.
— A montagem vai ser a partir de janeiro, mas não se encerra em janeiro, ela vai ser permanente, só não podemos deixar para qualificar o elenco em agosto — finalizou Melo.