O futuro do Inter começa a ser definido nesta terça-feira (7), quando o Conselho Deliberativo do clube irá às urnas na votação do primeiro turno da eleição para presidente do triênio 2024/26. Os candidatos são Alessandro Barcellos, da situação, e o oposicionista Roberto Melo, ex-vice de futebol. A votação ocorrerá entre 19h e 21h, no Estádio Beira-Rio
A eleição será definida caso um dos candidatos obtenha mais de 85% dos votos dos conselheiros. São, de acordo com o site do Inter, 338 conselheiros. Fora esse cenário, o sócio terá direito a voto no pleito programado para 9 de dezembro. A seguir, confira o serviço da eleição para presidente do Inter.
Como será a eleição
A eleição para presidente é, na verdade, a eleição do Conselho de Gestão. As chapas também são compostas por quatro vice-presidentes. O processo é dividido em duas etapas. O primeiro turno tem votação dos conselheiros, e no segundo os sócios vão às urnas.
Para que o associado tenha direito a voto, nenhum dos candidatos pode receber mais de 85% dos votos no primeiro turno.
Quem são os candidatos
Duas chapas foram inscritas. Pela situação, concorrerá Alessandro Barcellos. Seu concorrente é Roberto Melo. Veja a composição das chapas.
1ª inscrição
- Presidente: Alessandro Pires Barcellos;
- 1º vice-Presidente: Dalton Schimitt Junior;
- 2º vice-Presidente: Ivandro Rodrigo Morbach;
- 3º vice-Presidente: Victor Grunberg;
- 4º vice-Presidente: Miguel de Sampaio Dagnino.
2ª inscrição
- Presidente: Roberto Lúcio Oliveira de Melo;
- 1º vice-Presidente: Léo Moura Centeno Júnior;
- 2º vice-Presidente: Luciana Paulo Gomes;
- 3º vice-Presidente: Mauri Luiz da Silva;
- 4º vice-Presidente: Guinther Spode.
Quando será o primeiro turno?
O primeiro turno da eleição para presidente do Inter será realizado nesta terça-feira (7). A votação ocorre entre às 19h e 21h. Participam apenas os conselheiros do clube. Caso um dos candidatos receba mais de 85% dos votos, ele será eleito. Caso contrário, será necessária a realização do segundo turno.
Em caso de segundo turno, quando será?
Se for preciso, o segundo turno será realizado em 9 de dezembro, das 8h às 17h. A votação será virtual e presencial no Gigantinho. Mesmo que não haja a eleição no pátio para presidente, o associado irá às urnas para renovar 150 cadeiras do Conselho Deliberativo.
Quem pode votar no segundo turno?
- Sócios nascidos até o dia 9 de dezembro de 2007 (16 anos completos até o dia da eleição);
- Sócios inscritos no quadro social até 31 de dezembro de 2022;
- O associado precisa ter suas obrigações sociais em dia no dia 31 de outubro deste ano;
- A relação dos associados aptos deve ser divulgada pelo Inter até o dia 1º de dezembro.
Como funciona a eleição para renovação do Conselho Deliberativo
- As chapas devem realizar suas inscrições até as 18h de 9 de novembro;
- Cada chapa deve apresentar uma relação com 165 nomes (150 candidatos e 15 suplentes);
- O mandato tem validade de seis anos.
Como são distribuídas as vagas no Conselho Deliberativo?
Desde 2019, com a alteração do Estatuto, o Inter implementou uma cláusula de barreira flutuante. Ela varia de acordo com o número de votantes.
Se até 10 mil colorados participarem da votação, uma chapa precisa ter 15% dos votos para ter representatividade no Conselho. Entre 10 mil e 20 mil, o índice é reduzido para 12%. Se o número de votantes ficar entre 20 mil e 30 mil, o percentual é reduzido para 10%. Entre 30 mil e 40 mil votos, a porcentagem necessária é de 8%. Acima de 40 mil participantes, são precisos 5% dos votos.