O Inter aposta na vasta experiência dos líderes do grupo para remobilizar o time no Gre-Nal deste domingo (8), no Beira-Rio, apenas quatro dias após a traumática eliminação na Copa Libertadores. Apesar do abalo natural por conta da derrota para o Fluminense, na quarta (4), a direção e a comissão técnica acreditam no histórico e nas vivências do atletas que compõem a chamada espinha dorsal do elenco para buscar a recuperação no clássico.
A vitória contra o Grêmio é considerada fundamental. Afinal, uma eventual derrota poderá colocar os colorados na zona de rebaixamento, criando um contexto de crise para a reta final do Brasileirão. Em compensação, um triunfo sobre o rival poderá embalar o time rumo a objetivos importantes, como uma vaga na Copa Sul-Americana ou até na Copa Libetadores.
O problema, porém, é o sentimento de "luto" que tomou conta de dirigentes, membros da comissão técnica, jogadores e torcedores após o insucesso diante do Fluminense. Internamente, porém, a experiência do grupo é considerada um trunfo para buscar energia e motivação antes do clássico.
— Precisamos remobilizar o Inter. Temos 13 rodadas pela frente, um clássico domingo no Beira-Rio. Portanto, a necessidade é de reagir imediatamente. O torcedor e nós aqui estamos vivendo esse luto, mas não temos tempo para que esse luto permaneça —disse o presidente Alessandro Barcellos.
O fato de a base do time titular ter mais de 30 anos e vasta experiência em Copas Libertadores e até em Copas do Mundo traz confiança ao clube. A direção avalia que atletas como Rochet, Gabriel Mercado, Renê, Aránguiz, Alan Patrick e Enner Valencia já viveram situações similares no futebol e possuem "casca" suficiente para não se abater por conta da eliminação.
— Precisamos reagir o mais rápido possível, vamos focar no Brasileiro para que a gente consiga ter uma arrancada e consiga pensar no grupo da frente. Vai ter que ser jogo a jogo, e bom, é um momento doloroso para todos nós, colorados. Vamos ter que reagir — declarou o capitão Alan Patrick, logo após a derrota.
Para o Gre-Nal — e para os 13 jogos restantes do Brasileirão — o técnico Eduardo Coudet aposta na base de time e na estratégia que deram certo nos melhores momentos colorados na temporada, como as vitórias contra River Plate e Bolívar. O principal desfalque será o espanhol Hugo Mallo, suspenso, que será substituído por Bustos.
O provável time para o clássico é o mesmo que iniciou contra o Fluminense: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia.
Em caso de derrota, no pior cenário, existe a possibilidade de o Inter terminar a rodada na zona de rebaixamento. Já com uma vitória, o time colorado tem boas chances de ingressar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.