A ausência de Renê não é uma preocupação apenas para esta quarta-feira (1º), quando o Inter receberá o América-MG, no Beira-Rio. Confirmada a lesão muscular na coxa esquerda, o jogador desfalcará o Colorado por, no mínimo, um mês. Assim, Eduardo Coudet precisará buscar um substituto para as próximas cinco ou seis rodadas do Brasileirão.
Presente em 48 dos 59 jogos disputados pela equipe nesta temporada, o lateral-esquerdo é o quarto atleta do elenco mais vezes utilizado. Em 44 oportunidades, ele foi escalado como titular. Ou seja, outras alternativas precisaram ser buscadas 15 vezes. Relembre as situações e os escolhidos pelo treinador:
Dalbert (4 jogos)
Contratado em setembro deste ano para ser o reserva imediato da lateral, o jogador de 30 anos foi titular nas últimas quatro vezes em que Renê foi preservado por Coudet. Curiosamente, o Inter foi derrotado em todas as partidas. Pesa contra ele o fato de ter ficado muito tempo parado, desde maio do ano passado, quando estava emprestado pela Inter de Milão ao Cagliari e sofreu uma grave lesão no joelho.
- Athletico-PR 2x1 Inter (Brasileirão)
- Inter 0x2 Atlético-MG (Brasileirão)
- Bahia 1x0 Inter (Brasileirão)
- Inter 3x4 Coritiba (Brasileirão)
Thauan Lara (8 jogos)
Depois de Renê, o jovem revelado nas categorias de base foi quem mais atuou na lateral esquerda: oito vezes. Nas outras ocasiões em que o titular esteve ausente por lesão, foi escalado por Mano Menezes em partidas importantes, por Gauchão, Copa do Brasil e Gauchão. A partir da chegada de Coudet, perdeu espaço no elenco. Agora, mesmo que quisesse utilizar o garoto de 19 anos, o treinador argentino não poderia. Servindo à seleção brasileira sub-23 nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, o atleta só retornará a Porto Alegre depois de sábado (4), quando serão disputadas a decisão do terceiro lugar e final. Nesta quarta (1º), o Brasil enfrenta o México na semifinal.
- Inter 2x0 Aimoré (Gauchão)
- Inter 1x1 Caxias (Gauchão)
- Independiente Medellín 1x1 Inter (Libertadores)
- Atlético-MG 2x0 Inter (Brasileirão)
- América-MG 2x0 Inter (Copa do Brasil)
- Grêmio 3x1 Inter (Brasileirão)
- Metropolitanos 1x2 Inter (Libertadores)
- Inter 2x0 Bahia (Brasileirão)
De Pena (3 jogos)
Antes da contratação de Dalbert, Coudet recorreu a uma improvisação para preservar o titular Renê, de olho na fase decisiva da Libertadores. Em três jogos, o meia Carlos De Pena foi usado pelo lado esquerdo da defesa.
- Inter 2x2 Corinthians (Brasileirão)
- Flamengo 0x0 Inter (Brasileirão)
- Inter 0x1 Fortaleza (Brasileirão)
Nico Hernández
Trazido do Athletico-PR em fevereiro, o zagueiro colombiano chegou ao Beira-Rio com o cartaz de ser polivalente, podendo atuar também como lateral-esquerdo. Contudo, nunca foi escalado para iniciar uma partida nesta função. No duelo de ida com o América-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, entrou no lugar de Thauan Lara no segundo tempo, sem conseguir evitar a derrota por 2 a 0.
João Dalla Corte
Apesar de ser zagueiro de origem, o jovem de apenas 17 anos fez sua estreia como profissional no domingo (29), na derrota de 4 a 3 para o Coritiba, improvisado na lateral esquerda, substituindo Dalbert. Acabou cometendo um pênalti, que gerou o quarto gol da equipe paranaense.