Há um pedido que qualquer atacante que desembarque em Porto Alegre ouve dos torcedores seja do Inter ou do Grêmio: gol em Gre-Nal. No caso de Enner Valencia, principal reforço colorado na temporada, outro desejo envolve a torcida: a conquista da Libertadores. Em entrevista ao Grupo RBS nesta sexta-feira (1º), o equatoriano falou sobre esse contato com os colorados e não escondeu qual objetivo considera importante para esta reta final de 2023.
— Se for escolher, prefiro ganhar a Libertadores. Sabemos que Gre-Nal teremos muitos. Sei que o torcedor quer ganhar o Gre-Nal, mas a nível pessoal quero ganhar a Libertadores. Gre-Nal teremos muitos jogos, mas a Libertadores serei que não terei tantas oportunidades — declarou.
Apesar dessa preferência pela Libertadores, Valencia sabe do valor do Gre-Nal. Não por acaso se interessou a ver o clássico do primeiro turno do Brasileirão quando já havia assinado o pré-contrato com o Inter. Ele admitiu que conversa com os companheiros sobre a rivalidade, que vê parecida com a que tinha em Istambul entre Fenerbahçe e Galatasaray.
— Vi muitos jogos entre Inter e Grêmio como espectador. Vi na Libertadores e o último que, infelizmente, perdemos por 3 a 1. Já tinha assinado e sofri assistindo na Turquia. Agora estou aqui e sempre pergunto aos companheiros como se vive. Sou muito de perguntar. Vivi o dérbi de Istambul (clássico entre Galatasaray e Fenerbahçe), que se vive na semana com uma paixão incrível. Me falaram que aqui é assim ou até muito mais — relembrou.
Pela rivalidade, Valencia já sabe que não pode vestir zul, ainda que em alguns momentos esqueça dessa orientação.
— Às vezes esqueço e uso algo, mas depois me dou conta. O importante é quando se coloca o escudo do Inter defender ao 100%. É isso que digo para os meus companheiros quando venho com alguma cor que não devo (brincou).
A CBF ainda não detalhou a tabela da 26ª rodada, para quando irá ocorrer o Gre-Nal, mas a data-base é o final de semana de 7 e 8 de outubro, justo na semana após o jogo de volta com o Fluminense. Ou seja, quando enfrentar o Grêmio pela primeira vez com a camisa do Inter, Valencia já saberá se o Colorado estará ou não na final da Libertadores, dia 4 de novembro, no Maracanã.