O Inter chegou a um acordo para liberar o goleiro John ao Real Valladolid-ESP. Pela cessão imediata do atleta, os cofres colorados receberão R$ 1,5 milhão. O jogador de 27 anos inclusive já se despediu dos companheiros no CT do Parque Gigante.
John pertence ao Santos e está emprestado ao clube gaúcho até dezembro. Ainda que não seja o detentor dos direitos federativos, o Inter até teria o poder de vetar a transação ou exigir uma compensação financeira maior. Contudo, pesou a vontade do atleta, que perdeu espaço após a chegada de Sergio Rochet. Ele deseja se transferir para um clube onde possa ser titular.
Em princípio, a ideia colorada era permanecer com os dois goleiros até o final do ano. Contudo, a direção decidiu facilitar o negócio por reconhecer os serviços prestados de John, que foi decisivo na fase de grupos da Libertadores e havia deixado o Santos em janeiro justamente pela perspectiva de ser titular no Beira-Rio.
Nesse contexto, a liberação por R$ 1,5 milhão é considerada positiva pela direção, ainda que o valor não seja significativo. Afinal, quando contratou o goleiro por empréstimo no início do ano, o Inter comprou 15% de seus direitos econômicos exatamente por este valor.
Logo, além de evitar qualquer tipo de prejuízo, o Inter ainda preservará esses 15% para lucrar em uma eventual futura venda do atleta.
Para que a saída de John do Beira-Rio seja oficializada, faltam apenas alguns detalhes burocráticos envolvendo o Valladolid e o Santos, que devem ser superados sem maiores dificuldades. Sendo confirmada a negociação, Keiller e Emerson Júnior passarão a disputar a condição de reserva imediato de Rochet.