A busca do Inter por reforços segue, apesar das chegadas de Enner Valencia e Sergio Rochet na atual janela de transferências. Um nome que esteve nos planos no começo da temporada e voltou para a pauta na última semana é do de Agustín Martegani, do San Lorenzo. O jogador de 23 anos não vem sendo titular da equipe comandada por Rubén Darío Insúa que ocupa o terceiro lugar no Campeonato Argentino e ainda disputa a Copa Argentina e a Copa Sul-Americana.
O San Lorenzo tem até o momento 32 jogos em 2023. Martegani esteve presente em 19 —apenas oito como titular. No últimos 10 jogos, iniciou somente três. Em um atuou os 90 minutos, na vitória de 2 a 0 sobre o Instituto de Córdoba por 2 a 0, pelo Campeonato Argentino.
Martegani vinha sendo mais utilizado por Insúa no começo da temporada, quando foi titular em seis dos seus primeiros oito jogos do ano. Em 4 abril, porém, o meio-campista sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, que lhe deixou um mês fora dos gramados.
Quando retornou, Martegani acabou não conseguindo recuperar seu lugar entre os titulares de Insua. Apesar da perda de espaço, o setorista de San Lorenzo, Cristian Camiño, afirma que Martegani tem entrado bem quando chamado para o decorrer dos jogos.
— Ele perdeu espaço, mas cada vez que entra joga bem. Mas a verdade é que tem jogado pouco — afirmou o jornalista da TNT Sports da Argentina.
Rubén Insúa tem montado o San Lorenzo em um sistema com três zagueiros, que usa uma linha de cinco homens para defender. À frente deles é formada uma dupla de volantes e dois jogadores atuam como extremas próximos do centroavante. Meia de origem, Martegani vinha sendo escalado como um dos volantes quando ganhou sequência como titular.
Para Diego Paulich, setorista do San Lorenzo no diário Olé, Martegani perdeu espaço pois a forma como o San Lorenzo está jogando não se encaixa com suas características.
— É um jogador de muita técnica e pegada. Meia ofensivo, que pode jogar pelo centro, ao lado de um volante de marcação ou adiantado. Também pode jogar pelos lados, mas seu lugar principal é pelo centro. Já atuou em 60 partidas por San Lorenzo. Teve bons momentos, com assistências e gols. Depois, nos últimos tempos, teve menos minutos. Tem a ver com o estilo combativo do time, que suas características são se encaixam. Mas ele tem sido importante quando entra no segundo tempo para controlar a bola e deixar o time mais ofensivo — explicou Paulich.
No total dos 19 jogos, Martegani soma 921 minutos, o que dá uma média de 498 minutos por partida nesta temporada. Ele ainda não marcou gols e tem duas assistências.
Martegani em 2023
- 19 jogos (8 como titular)
- 921 minutos (média de 48 minutos por jogo)
- 2 assistências