Anunciado como grande reforço do Inter para o segundo semestre, Enner Valencia tem no currículo a artilharia em três continentes. Ele também foi campeão nacional e continental em clubes. Pela seleção equatoriana, detém a marca de seis gols marcados em Copas do Mundo, sendo o maior artilheiro do país em Mundiais. Confira outros dados da carreira do novo reforço colorado.
Natural de San Lorenzo, cidade equatoriana localizada na província de Esmeraldas, Enner Valencia iniciou a carreira no Emelec. Foram quatro temporadas com a camisa azul do clube de Guayaquil, onde conquistou o título equatoriano em 2013. No mesmo ano foi o artilheiro da Copa Sul-Americana, com cinco gols marcados.
Em 2014, o Pachuca pagou 3,2 milhões de euros ao Emelec para contratar o atacante. O valor investido foi quase quintuplicado. Enner Valencia brilhou no futebol mexicano. Em apenas um semestre no clube, anotou 18 gols em 25 partidas e foi o artilheiro do Torneio Clausura. O bom desempenho despertou interesse do West Ham. O clube inglês pagou 15 milhões de euros ao Pachuca para contratar o jogador equatoriano.
Valencia não conseguiu repetir na Inglaterra o desempenho que havia tido em Pachuca e Emelec. Foram apenas 10 gols marcados pelo West Ham em duas temporadas. Ele também defendeu o Everton, onde marcou três gols em 23 jogos.
Sem brilhar no Reino Unido, Valencia voltou ao México para defender o Tigres, em 2017. Em três temporadas no clube, o equatoriano foi duas vezes campeão mexicano e uma vez da Copa dos Campões da Concacaf (torneio equivalente à Libertadores para o futebol de Américas Central e Norte). Além do título da Liga dos Campeões da Concacaf, em 2020, Valencia foi artilheiro do torneio na edição de 2019.
O Fenerbahçe abriu as portas para Valencia retornar à Europa. No clube, anotou 26 gols nas duas primeiras temporadas e viu seu desempenho subir com a chegada do técnico Jorge Jesus, em junho do ano passado. Na última temporada do clube turco, o novo reforço do Inter anotou 33 gols em 48 partidas.
Enner Valencia terminou a temporada como goleador do Campeonato Turco, com 29 gols marcados, seis a mais que o vice-artilheiro Mbaye Diagne, que anotou 23. Os 29 gols de Valencia foram anotados em 31 jogos, uma média de 0,9 por partida.
Em sua despedida no Fenerbahçe, Valencia conquistou o título da Copa da Turquia em uma final disputada contra o Baseksehir.
Seleção equatoriana
Enner Valencia é o maior goleador da história da seleção equatoriana. Ele estreou com a camisa amarela de seu país em 2012 e desde então balançou as redes 38 vezes em 77 jogos
O novo reforço do Inter é também o maior goleador do Equador em Copas do Mundo, com uma incrível média de um gol por partida. Ele disputou os Mundiais de 2014, no Brasil, e 2022, no Catar, e balançou as redes seis vezes em seis jogos.
No Catar, ele anotou os dois primeiros gols da Copa do Mundo na vitória equatoriana sobre a seleção anfitriã, por 2 a 0, na abertura do Mundial. Valencia também marcou no empate por 1 a 1 com a Holanda. Na Copa de 2014, Valencia balançou as redes duas vezes contra Honduras e uma diante da Suiça.
Principais títulos de Enner Valencia
- Campeonato Equatoriano: 2013 (Emelec)
- Campeonato Mexicano: 2017 e 2019 (Tigres)
- Liga dos Campeões da Concacaf: 2020 (Tigres)
- Copa da Turquia 2022/2023 (Fenerbahçe)
Artilharias
- Copa Sul-Americana de 2013, com 5 gols (Emelec)
- Campeonato Mexicano de 2014, com 18 gols (Pachuca)
- Liga dos Campeões da Concacaf de 2019, com 7 gols (Tigres)
- Campeonato Turco 2022/2023, com 29 gols (Fenerbahçe)