O Gran Parque Central, que receberá Nacional x Inter, pela Libertadores, nesta quarta-feira (7), é chamado pelo clube uruguaio de "o primeiro estádio da Copa do Mundo". Isto porque em 13 de julho de 1930 o local foi sede da partida de abertura da primeira Copa da história, recebendo o jogo em que os Estados Unidos venceram a Bélgica por 3 a 0, com um público de 19 mil torcedores.
Além deste jogo, o estádio recebeu outros cinco confrontos naquela Copa: Estados Unidos x Paraguai, Brasil x Iugoslávia, Bolívia x Iugoslávia, Argentina x França e Chile x México. O Uruguai foi o primeiro campeão mundial, vencendo a Argentina na final, no Estádio Centenario.
O Gran Parque Central foi inaugurado em 25 de maio de 1900 e é o estádio mais antigo da América do Sul, e o 16° mais antigo do mundo.
Depois de diversas reformas, hoje tem capacidade para 32,8 mil torcedores. Para quarta-feira, todos os ingressos para a torcida do Nacional foram vendidos. Dos 2 mil ingressos para a torcida do Inter, cerca de 1,4 mil foram comercializados.
A reportagem de GZH esteve no Gran Parque Central. O que chama atenção é ótimo estado do gramado, que está em perfeitas condições. A torcida colorada ficará na arquibancada à esquerda das cabines de imprensa, em uma área isolada.
O amplo setor de camarotes, com seis andares, é um dos destaques da parte reformada do estádio. Atrás do gol à direita das cabines, ficam localizados os dois lances de arquibancada onde os torcedores mais fanáticos do Nacional exercem forte pressão.
Nacional e Inter está marcado para às 19h de quarta-feira. A delegação do Inter desembarca na tarde desta terça-feira em Montevidéu.