O Gre-Nal 439 chega para a Dupla em momento no qual Grêmio e Inter passam por dificuldades. No lado colorado, a sequência negativa é de quatro derrotas seguidas sem que a equipe sequer tenha marcado um gol. Por conta disso, Mano Menezes busca alternativas na escalação para domingo (21). Uma surpresa que o treinador pode apresentar é a volta de Pedro Henrique para a posição de centroavante.
Curiosamente foi no Gre-Nal do Gauchão que Pedro Henrique iniciou uma partida como centroavante pela última vez. Naquele momento, o camisa 28 vivia seu melhor momento pelo Inter sendo o artilheiro do Gauchão com oito gols em nove partidas. A atuação dele na Arena, no entanto, deixou a desejar.
O clássico disputado no dia 5 de março marcou também a estreia de Luiz Adriano, que entrou no segundo tempo justamente no lugar de Pedro Henrique e participou do lance do gol de Alan Patrick, na derrota por 2 a 1. Após o jogo, Mano Menezes já deixou claro que sua intenção era voltar a ter um centroavante de ofício na função.
— Temos uma nova realidade com Luiz Adriano chegando. A partir dessa nova realidade vamos reestudar o aproveitamento do Pedro Henrique. Recolocamos ele para o lado ou optamos por um jogador de lado. Temos dois jogadores de lado, Pedro Henrique e Wanderson — declarou.
De fato, Luiz Adriano foi colocado de titular nos três jogos jogos seguintes que foram os últimos do Gauchão, tendo Wanderson como ponta em dois deles e Pedro Henrique em um. Pedro Henrique e Wanderson também atuaram juntos, um em cada ponta, em partidas de Copa do Brasil, Libertadores e até mesmo no Brasileirão, mas PH não voltou mais a iniciar um compromisso como centroavante.
Ausência de gols pode mudar pensamento
Desde o Gre-Nal disputado em 5 de março, o Inter jogou 15 partidas e em apenas uma delas, contra o o Esportivo, teve gol de um centroavante titular. Naquela goleada de 4 a 1 que confirmou o rebaixamento do clube de Bento Gonçalves no Gauchão, Luiz Adriano marcou o segundo gol colorado. Desde então, Luiz Adriano e Alemão se revezaram no comando do ataque em inícios de partidas sem gol. Alemão até balançou as redes contra o Metropolitanos-VEN, mas iniciando no banco de reservas.
Nas últimas quatro derrotas — três por Brasileirão e uma por Copa do Brasil —, o Inter sequer balançou as redes. O cenário abre espaço para Mano Menezes repensar seu conceito e voltar a escalar Pedro Henrique no comando ataque. Mesmo que não balance as redes desde 24 de fevereiro, o camisa 28 ainda é o artilheiro colorado na temporada ao lado de Alan Patrick, com oito gols.