A fase do Inter não é das melhores. Depois de um 2022 que acabou com o vice-campeonato brasileiro, o time colorado não chegou nem perto de repetir as atuações do ano passado. Além disso, também carece de resultados. A equipe vem de cinco jogos sem vencer — quatro derrotas e um empate.
Os números gerais na temporada são 24 jogos, nove vitórias, nove empates e seis derrotas, além da eliminação para o Caxias na semifinal do Gauchão. Não bastasse isso, tem o pior início de Brasileirão nos últimos 10 anos, com apenas sete pontos em seis rodadas. Se em 2022, a defesa era um triunfo de Mano Menezes, agora o time tem média maior de um gol por jogo (1,04) — são 25 gols sofridos na temporada.
Depois da derrota para o América-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o presidente Alessandro Barcellos falou sobre recuperar o Inter de 2022:
— Não olho só para o Mano de 2023, olho para o Mano de 2022. O Inter de 2022, do segundo semestre, foi um Inter propositivo, que criou situações de gols, que fez muitos gols. Maior recorde de pontos do Brasileirão na história do Inter. Muita coisa que dialoga com um time que quer vencer. Agora, não. É esse Inter que conversamos para recuperar.
O Inter que Barcellos se referiu na coletiva após o jogo de ida das oitavas de Copa do Brasil é aquele que foi vice-campeão brasileiro na temporada passada. Apesar de ter caído na Copa Sul-Americana para o Melgar no Beira-Rio, o Colorado perdeu apenas cinco derrotas em 44 jogos com o Mano no comando — menos do que 2023, que ainda não chegou nem na metade.
À época, a equipe tinha uma das melhores defesas do Brasil e chegou a ficar 14 jogos invicto, entre agosto e outubro. Durante todo o ano, sofreu apenas 33 gols, uma média de 0,75 gol sofrido a cada partida.
Na ocasião, no Brasileirão, o Inter era 10º, com nove pontos, dois a mais do que tem atualmente.
Mano Menezes em 2022
- 64,3% de aproveitamento
- 44 jogos
- 23 vitórias
- 16 empates
- 5 derrotas
- 69 gols marcados
- 33 gols sofridos
- 0,75 gol sofridos de média
- Era 10º, com nove pontos, dois a mais que tem atualmente
Mano Menezes em 2023
- 50% de aproveitamento
- 24 jogos
- 9 vitórias
- 9 empates
- 6 derrotas
- 31 gols marcados
- 25 gols sofridos
- 1,04 gols sofridos de média
- Vem de cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate)
- Pior início de Brasileirão nos últimos 10 anos