O Inter bateu o Bahia por 2 a 0 neste domingo (28), no Beira-Rio, resultado que acabou com a sequência de quatro jogos sem vitória no Brasileirão. A partida foi marcada por uma mudança de posicionamento feita por Mano Menezes que levou Johnny a atuar na função na qual ele se consolidou no time no último Campeonato Brasileiro. Partindo do setor direito, o volante fez o primeiro gol colorado e participou do segundo. O Desenho Tático de GZH mostra como funcionou o Inter na partida deste domingo.
Pensando no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o América-MG, Mano Menezes optou por iniciar com Luiz Adriano e Wanderson no banco contra o Bahia. Alemão e De Pena foram os escolhidos para entrar na equipe. Com o sistema 4-2-3-1 mantido, Pedro Henrique seguiu aberto pelo lado direito e De Pena atuou como extrema pelo lado esquerdo, sua função de origem e para qual foi contratado para atuar no Inter, no ano passado, a pedido do técnico Alexander Medina. Foi com Mano quem transformou o uruguaio em volante no ano passado.
Posicionamento inicial do Inter contra o Bahia
Sem a bola, De Pena tinha a missão de contar as subidas do ala-direito Jacaré, já que Thauan Lara era ocupado pelos avanços de Cauly. Com posse, de Pena aparecia como um segundo meia se aproximando de Alan Patrick e abrindo o corredor para as subidas de Lara.
A ideia inicial de Mano, porém, não funcionou. O Colorado sofreu ao longo da etapa inicial e não finalizou nenhuma vez no gol ao longo dos primeiros 45 minutos. O Inter só não foi para o intervalo atrás no placar por conta de uma grande defesa de John em cabeceio de Everton e de um gol perdido por Biel cara a cara com o goleiro colorado.
Depois da má atuação, Mano Menezes voltou do intervalo com Wanderson e Renê nos lugares de Alemão e Thauan Lara. Mas que as trocas de nomes, o treinador também mexeu no posicionamento da equipe.
Sem Alemão, Pedro Henrique virou o centroavante. Wanderson entrou pelo lado esquerdo da linha de três e De Pena virou volante ao lado de Campanharo. Johnny, assim, passou a jogar aberto pelo lado direito, a função que executou na maior parte do último Brasileirão.
Posicionamento do Inter no 2º tempo
Partindo da direita, onde sem a bola tinha a função de marcar as subidas do lateral-esquerdo do Bahia - primeiro Chavéz, depois Ryan -, Johnny podia avançar tanto pela direita quando aparecer por dentro. Foi assim que aos 3 minutos da etapa final anotou o gol que tirou o zero do placar. Nos acréscimos foi dele o chute que desviou em Vitor Hugo e a bola sobrou para Wanderson definir o 2 a 0.
Mapa de calor mostra a diferença do posicionamento de Johnny do 1º para o 2º tempo
Esse posicionamento pelo lado direito no 4-2-3-1 foi o que o Johnny se consolidou como titular do Inter durante o Brasileirão de 2022, quando Gabriel formava a dupla de volantes com De Pena. Foi após a lesão de Gabriel que ele passou a atuar por dentro sendo o companheiro do uruguaio. Em 2023, Johnny iniciou uma partida aberto pelo lado direito apenas no Gre-Nal válido pelo Gauchão, quando a opção não deu resultado e Mano desmanchou a formação no intervalo com o placar favorável ao Tricolor em 1 a 0.