Inter e CSA se enfrentam nesta terça-feira (11), às 20h, no Beira-Rio, pela jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto coloca frente a frente duas equipes que buscam dias melhores na temporada. Enquanto o Colorado ainda se recupera da eliminação no Gauchão, os alagoanos fracassaram nas três competições regionais que disputaram em 2023.
Na história, foram poucos duelos entre os dois clubes, com vantagem para o Inter, que tem duas vitórias, contra uma do CSA e um empate. Os primeiros encontros ocorreram em 1989, também pela Copa do Brasil. Na ocasião, após empate em 0 a 0 em Porto Alegre, o Colorado fez 2 a 0 no Rei Pelé e avançou para a segunda fase.
Em 2019, os times voltaram a medir forças, desta vez no Brasileirão. No primeiro turno, em maio, o Inter aplicou 2 a 0, no Beira-Rio, com gols de Nonato e Edenilson. No returno, em outubro, o CSA deu o troco, vencendo por 1 a 0, com gol Jonathan Gómez.
O resultado negativo culminou com a demissão do técnico Odair Hellmann, que já vinha sendo questionado após a perda do título da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR. Posteriormente, o Inter acertou a chegada do treinador Zé Ricardo e terminou na sétima colocação. O CSA ficou em 18º, sendo rebaixado à Série B.