Quantas mudanças em duas semanas. E, desta vez, para o bem. O Inter que reencontra o CSA às 20h desta quinta-feira, 16 dias depois de vencer por 2 a 1 a partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, é um time de esperanças renovadas após duas vitórias nos acréscimos por Libertadores e Brasileirão. Seguir adiante na competição seria a coroação de uma semana que tinha tudo para ser turbulenta, e pode acabar como a virada de chave definitiva na temporada.
Essa expressão, virada de chave, foi bastante usada por Mano Menezes desde o jogo do Beira-Rio contra esse mesmo CSA. Naquela noite de terça-feira, o técnico foi vaiado pela primeira vez desde que chegou ao clube. Além dele, houve críticas também a jogadores, como Keiller, Baralhas, Johnny e Luiz Adriano. Com o ambiente pressionado, o resultado até foi de vitória, mas com diferença mínima de gols. Por isso, só servem aos colorados nova vitória ou empate em Alagoas para seguir adiante na competição. Derrota por um gol leva a decisão para os pênaltis. Se perder por um placar maior, estará eliminado.
A respeito de Johnny, aliás, Mano Menezes não deixou dúvida sobre o quanto acredita no volante. Após a partida de domingo passado, declarou:
— É importante o torcedor entender que ele é parte importante na confiança que passa para os jogadores ou ao contrário. Claro que a confiança de Johnny caiu. Óbvio. Você vê que ele está abaixo daquilo que ele pode render. Tivemos uma conversa nesta semana, eu e ele. O caminho nessa hora é simplificar mais — disse Mano, que complementou:
— Vai crescer e vai retomar como todos os outros.
A confiança será importante porque o CSA, mesmo que não tenha iniciado ainda sua trajetória na Série C, mostrou alguns perigos. E está desde a partida de ida preparando-se para o jogo da volta. O Estádio Rei Pelé deverá receber bom público, que apoiará o time da casa. O volante Gustavo Campaharo alertou:
— É uma equipe de qualidade, veio no Beira-Rio e a gente teve algumas dificuldades, então é redobrar a atenção. Sabemos que é um jogo decisivo, podem acontecer inúmeras coisas durante a partida, então é entrar focado e com dedicação. Acredito que temos qualidade para sair com a classificação.
Para isso, fez questão de valorizar as duas vitórias seguidas em casa, contra Metropolitanos-VEN e Flamengo. Esses resultados mudaram o panorama do time e a relação com a torcida, que voltou a ter otimismo e boas esperanças na temporada.
— É um jogo extremamente importante e decisivo. Estamos vindo de uma sequência boa de jogos, numa crescente boa e a gente tem uma sequência intensa de jogos. Chegamos muito focados no nosso objetivo. Nosso grupo está muito unido para buscar esse objetivo — finalizou Campanharo.
No Beira-Rio, todo sabem: só avançando na Copa do Brasil o Inter poderá respirar com menos tensão e, enfim, virar a chave definitivamente. A reação na temporada passa pelas Alagoas.