O Inter segue sua seca de títulos do Gauchão. A eliminação para o Caxias, neste domingo (26), nas semifinais, marcou o sétimo ano sem que o Colorado consiga levantar o título do campeonato estadual. Jogando no Beira-Rio, os mais de 37 mil torcedores viram a equipe empatar em 1 a 1 no tempo normal e perder nos pênaltis para a equipe da Serra, que agora enfrenta o Grêmio na decisão.
Após a partida, o presidente Alessandro Barcellos falou sobre a eliminação e garantiu que o técnico Mano Menezes continuará à frente da equipe para o restante da temporada de 2023. O Colorado ainda tem três competições pela frente. A partir das próximas semanas, o time terá Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.
— Nós temos total confiança no trabalho. Ele (Mano Menezes) já demonstrou isso, tem trabalhado para isso, o que precisamos é buscar confiança, para que não deixe escapar os jogos com a quantidade de chances que criamos. Isso vai aumentar nosso nível de cobrança externo em relação ao nosso trabalho, mas também internamente para que a gente não cometa esse tipo de erro. Tivemos condições de vencer o jogo e não vencemos — disse Barcellos, que continuou:
— Mano já falou e vou repetir. No planejamento, entendemos que tínhamos um grupo com qualidade e quantidade suficiente para brigar pelo título.
O mandatário colorado também agradeceu à torcida que esteve no Beira-Rio neste domingo, além de se desculpar pela desclassificação do Colorado.
— Agradecer ao torcedor, fez sua parte, jogou junto com o time, compareceu, mobilizou. Então, agradecer. Segundo, pedir desculpas para o torcedor que, como nós, está indignado por não conseguirmos cumprir com aquilo que era o planejado, chegar na final e buscar o título. Tínhamos convicção que o trabalho que estava sendo feito e o grupo que nós temos era suficiente para buscar o título. Temos a obrigação de conduzir essa instituição com muita energia, com força, reerguendo o grupo.