O técnico do Inter, Mano Menezes, terá um dilema para definir o time para o jogo contra o Esportivo, no sábado (11), pela última rodada da fase classificatória do Gauchão. Com alguns problemas médicos e sete jogadores pendurados com dois cartões amarelos, o treinador corre o risco de perder titulares importantes para as semifinais caso escale força máxima. Porém, ao mesmo tempo, o Colorado precisa pontuar na partida para confirmar a segunda colocação sem depender de outros resultados.
O goleiro Keiller, que se recupera de fraturas em dois dentes, o zagueiro Vitão, com dores na coxa esquerda, e o volante Baralhas, com inchaço no tornozelo direito, serão reavaliados ao longo da semana. Nenhum dos três tem problemas considerados graves, mas, dependendo do grau de recuperação, podem ser preservados.
Além disso, Mano conta ainda com sete pendurados, sendo que cinco deles começaram o Gre-Nal de domingo (5): Bustos, Johnny, Carlos de Pena, Mauricio e o próprio Baralhas. Além deles, Lucas Ramos e Alemão também têm dois cartões amarelos na conta.
Uma preservação em massa, com o uso de um time todo reserva está praticamente descartada. Afinal, além de o Inter precisar pontuar, os titulares precisam manter o ritmo de jogo, já que o jogo de ida da semifinal ocorre dentro de quase duas semanas, no final de semana dos dias 18 e 19 de março. Contudo, para minimizar riscos, pelo menos alguns dos titulares devem ser poupados.
As incógnitas envolvendo Keiller, Bustos e Baralhas abrem a possibilidade de Mano dar uma oportunidade para jogadores com poucos minutos ainda com a camisa colorada, como o lateral Mário Fernandes, o volante Matheus Dias e o goleiro John, que ainda não estreou. Em compensação, titulares com características únicas no elenco, como os meias Mauricio e Carlos de Pena tendem a atuar.
O certo é que Pedro Henrique, suspenso, está fora do jogo contra o Esportivo, e, por isso, Luiz Adriano fará a sua reestreia como atacante titular do Inter. Uma provável escalação colorada teria: John; Bustos (Mário Fernandes), Rodrigo Moledo, Mercado e Renê; Johnny (Matheus Dias), Carlos de Pena, Mauricio e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano.
Na tarde desta segunda (5), treinaram no campo do CT apenas os atletas que não participaram ou que atuaram por poucos minutos no Gre-Nal. Os demais realizaram apenas um trabalho regenerativo na academia. A terça (6) será de folga geral, e a escalação começará a ser definida apenas a partir do treino da quarta (7) pela manhã.
O Inter precisa pontuar contra o Esportivo para confirmar a segunda colocação do Gauchão sem depender de resultados paralelos, o que dará aos colorados a vantagem de decidir o jogo de volta da semifinal no Beira-Rio.