Um dos assuntos que repercutiram da entrevista coletiva de Mano Menezes foi a valorização dos times gaúchos. Ele elogiou o Ypiranga e o Brasil de Pelotas, que conseguiram avançar à terceira fase da Copa do Brasil. E, para mostrar respeito, minimizou a derrota do Inter no clássico. Perguntado sobre o 2 a 1 que levou no jogo contra um time da elite do futebol nacional, considerado um "teste único" na competição, respondeu:
— Temos de cuidar como teste único para não desmerecer os demais adversários do Gauchão. O Ypiranga acaba de ganhar de um time da Série A. Por enquanto, a única coisa que a derrota no Gre-Nal impediu foi de ser campeão invicto. Mas foi um jogo bem jogado, o Brasil inteiro disse isso. Penso que vai ser o mesmo contra o Caxias. Queremos ter o mérito de chegar à final, é isso que importa.
Ele também usou o exemplo de Luiz Adriano para valorizar o futebol gaúcho:
— Ouvi falar que o Campeonato Gaúcho é de baixo nível, e não vemos isso na Copa do Brasil. O Ypiranga eliminou um dos semifinalistas do Paulistão. Precisamos aprender a valorizar nossas coisas. Haaland fez cinco gols e se igualou a outros dois jogadores: Messi e Luiz Adriano. E Luiz Adriano está conosco. Precisamos respeitar as histórias dos jogadores, fazer a leitura correta e ver o estágio que estamos hoje. Tivemos dificuldades, mas estamos na semifinal, com chances de chegar à final depois de algum tempo. As vitórias vão dando consistência para as ideias. Isso vai aumentando a confiança.E vai melhorando as outras coisas também.