Enquanto espera o relógio marcar 20h e a bola rolar no Gre-Nal 438, na Arena, o Inter tenta manter um ambiente controlado. Na concentração, e durante a semana pré-clássico, poucas entrevistas e mais treinos com portões fechados.
O conhecimento do clima antes do clássico é um dos aspectos do técnico Mano Menezes que é valorizado pela direção.
— Sem dúvida nenhuma, quando se fala de um clássico com a tradição que (o Gre-Nal) tem, você ter um treinador que tem a experiência de já ter vivido esse momento, de conhecer esse ambiente, saber o que é externo e interno, é um fator positivo — disse o presidente Alessandro Barcellos, em entrevista na concentração do clube.
No hotel da concentração colorada, no Bairro Bela Vista, em Porto Alegre, equilíbrio é a palavra de ordem e o exemplo disto vem do técnico, segundo Barcellos.
— O Mano tem sempre trabalhado nesse sentido. Com muito equilíbrio, ele não é um cara que tem rompantes. Mano é muito equilibrado e passa isso para o grupo, para que isso esteja em campo. Acho que isso é fundamental e acho que é isso que a gente vai ver na Arena logo mais — concluiu.
Mano vai disputar o seu sexto Gre-Nal e o primeiro pelo Inter. Em todas as outras cinco vezes, comandou o Grêmio — entre 2005 e 2007. O treinador tem duas vitórias no confronto e jamais perdeu.